A receção do F. C. Porto ao V. Guimarães, da primeira jornada da Liga, esta segunda-feira (20.45 horas), promete várias homenagens a Jorge Costa e uma delas estará bem visível nas camisolas que os jogadores portistas vão envergar.
Corpo do artigo
"Elevar algo ao quadrado é como amplificar a sua própria natureza. Graficamente representado pelo número 2, aquele que mais simboliza a carreira de Jorge Costa, o quadrado de algo é um exemplo de potenciação: um número multiplicado por ele mesmo. No jogo frente ao Vitória de Guimarães, esta noite no Estádio do Dragão, todos os jogadores do FC Porto entrarão em campo com os números elevados ao quadrado, como símbolo daquilo que se pede a cada um deles: que a sua qualidade seja amplificada", explicam os dragões no site oficial.
Desta forma, todos os futebolistas vão entrar em campo com o número habitual nas camisolas mas com um 2 bem visível acima, o que, na matemática, equivale a multiplicar um número por ele mesmo.
"O 2 estará, assim, presente em todas as camisolas numa representação simbólica da operação exponencial que se pede a cada Dragão. Como se em cada posição no terreno não estivesse um jogador, mas dois. Não estivesse apenas a sua valia, mas a sua valia amplificada, elevada ao quadrado", lê-se na nota.
A iniciativa foi validada pela Liga Portugal.
Dragão em modo tributo 2️⃣#E2ERNO pic.twitter.com/KFxcSkBzFk
- FC Porto (@FCPorto) August 11, 2025