Jovens talentos da formação de atletismo do S. C. Salgueiros evoluem na pista do Complexo Desportivo de Ramalde, no INATEL
Corpo do artigo
Atletismo Desde os tempos em que "era quase obrigatório passar pelo Salgueiros para chegar ao Benfica ou ao Sporting" aos tempos de hoje, o Sport Comércio e Salgueiros mantém-se firme na história do atletismo português.
Numa constante corrida pela melhor marca, o mais impressionante registo do emblema salgueirista é permanecer na memória de todos os portugueses como um clube histórico. No atletismo, Marisa Barros foi o principal estandarte da história moderna e talvez a "razão pela qual o clube se tenha mantido vivo este tempo todo", aponta, ao JN, Baltasar Sousa, treinador das camadas jovens da equipa portuense.
No entanto, o futuro tem vindo a ser preparado de forma sustentada e hoje o professor António Ascenção, figura incontornável do clube pelo trabalho e longevidade na ligação ao mesmo, sorri ao afirmar que "daqui a dois ou três anos vamos ter uma equipa com uma imagem forte que vai marcar o panorama do atletismo no norte do país".
"Confio muito nesta rapaziada e sei que temos muito para dar ao Salgueiros", sublinha o experiente treinador. A mensagem de confiança pode muito bem ser um dos segredos do mais recente sucesso, a nível regional e nacional, dos atletas salgueiristas, que formam uma verdadeira família na pista do Complexo Desportivo de Ramalde, zona dos treinos do Salgueiros.
Seja em que modalidade for, os diamantes têm de ser lapidados e tornam-se ainda mais valiosos com princípios incutidos desde tenra idade. Valores como a "boa educação e a disciplina de treino" são fundamentais para que o crescimento seja maior e melhor", observa António Ascenção.
Evolução gigante
A tentação de se "comparar o atletismo moderno ao de antigamente é um erro", defende Baltasar Sousa. "Houve uma evolução gigante na modalidade e exemplo disso é o simples facto de haver formação nos clubes, aqui denominada de Academia", salienta.
Baltasar Sousa refere ainda que o Salgueiros tem como principal foco "incutir a sensação de que a prática do desporto faz bem ao atleta mesmo que no futuro não tenha nada a ver com a modalidade".
Bilhete de identidade
Nome: Sport Comércio e Salgueiros
Fundação: 8 de dezembro de 1911
Atletas na formação: 70