O nadador Gabriel Lopes, do Louzan Natação, bateu esta sexta-feira o recorde nacional sénior e absoluto na prova de 100 metros costas, na segunda sessão da segunda jornada dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e absolutos, em Coimbra.
Corpo do artigo
O atleta nadou a distância em 55,01 segundos, destronando o recorde de 55,42 de Pedro Diogo Oliveira, do Estrelas de São João de Brito, alcançado em abril de 2015. "É uma sensação muito boa, pois é o meu primeiro recorde nacional absoluto. Depois das eliminatórias da manhã, em que fiquei muito perto, estava convencido de que conseguia bater o recorde à tarde", disse Gabriel Lopes.
O nadador da Lousã, de 19 anos, disse ainda que estava "bastante confiante de que era possível fazer o recorde", que era o seu objetivo na prova. "Saí muito forte e procurei arriscar mais nos primeiros 50 metros, passar mais forte do que de manhã, e depois dar o máximo possível na volta e foi o que fiz e saiu bem", explicou. Miguel Nascimento (Benfica) obteve os mínimos para os Mundiais de Budapeste, na Hungria.