As autoridades australianas investigam o influenciador norte-americano Mike Holston após surgir em vídeos a lutar com crocodilos selvagens no estado de Queensland, uma atividade considerada "extremamente perigosa e ilegal".
Corpo do artigo
Numa série de vídeos publicados na sua conta no Instagram, Holston aparece a lutar com crocodilos de água salgada e de água doce. Numa das publicações, mergulha e sai da água a segurar um réptil pelo pescoço, com sangue no cotovelo. "Ele apanhou-me, mas eu apanhei-o a ele", afirma.
O influenciador diz que os vídeos, que acumulam milhões de visualizações, têm "fins educativos". Porém, as suas ações geraram indignação na Austrália, onde a multa máxima por interferir com um crocodilo de água salgada é de 37.500 dólares australianos (cerca de 21,2 mil euros).
O governo de Queensland confirmou, na quarta-feira, que está "a investigar ativamente" os vídeos de Holston. "Estas ações são extremamente perigosas e ilegais, e estamos a explorar ativamente medidas rigorosas de cumprimento, incluindo multas, para dissuadir qualquer pessoa deste tipo de comportamento", afirmou o Departamento de Meio Ambiente.
Outra influenciadora norte-americana provocou indignação em março após a publicação de um vídeo no qual parecia incomodar uma cria de vombate na Austrália.