Wenderson Galeno tem sido uma das principais figuras do campeão nacional e voltou a picar o ponto frente ao Vizela, na última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. O extremo festejou o nono golo da temporada e ficou a apenas um de igualar os que marcou com a camisola do Braga na primeira metade de 2021/22 e que lhe valeram o regresso ao Dragão.
Corpo do artigo
Na época passada, no Minho, Galeno celebrou 10 tentos e fez três assistências em 24 jogos até ao final de dezembro, precisamente o mesmo número de partidas que disputou, até agora, na nova temporada já com a camisola portista.
Com nove golos e duas assistências no atual registo, o luso-brasileiro ainda tem mais dois jogos até ao final de 2022 para igualar ou, possivelmente, ultrapassar o registo ao serviço dos guerreiros do Minho: já na quarta-feira, o F. C. Porto recebe o Gil Vicente, nos quartos de final da Taça da Liga, e o ano civil encerra no dia 28, também em casa, frente ao Arouca, em duelo da 14.ª jornada do campeonato, que regressa após a paragem determinada pelo Campeonato do Mundo.
Contratado pelo F. C. Porto ao Grémio Anápolis, em 2016/17, Galeno conseguiu, de imediato, a temporada mais eficaz, mas os 13 golos e seis assistências foram ao serviço da equipa B dos dragões.
Seguiram-se os empréstimos a Portimonense e ao Rio Ave, ao serviço do qual, marcou nove tentos e assinou 10 passes decisivos em 2018/19. Um ano depois estava em Braga, onde conseguiu a proeza de fazer duas épocas seguidas precisamente com os mesmos números: sete golos e 10 assistências tanto em 2019/20 como em 2020/21, sendo que neste último caso somou um total de 50 partidas disputadas.