Toni Martínez, logo no primeiro minuto, abriu caminho ao sucesso da equipa de Sérgio Conceição, que acabou a golear o Vizela, com três golos na segunda parte. Gil Vicente é o último rival no caminho da "final four"
Corpo do artigo
Quarenta e cinco segundos na primeira parte e menos de três minutos na segunda. Foi este o tempo que Toni Martínez e Galeno precisaram para encontrar o caminho das redes do Vizela e colocar o campeão nacional na rota dos quartos de final da mais recente prova por clubes do futebol nacional. Depois de um primeiro tempo morno, as entradas de Otávio, Taremi e Evanilson para a etapa complementar espevitaram o F. C. Porto, que acabou a golear o Vizela e marcou duelo com o Gil Vicente, na quarta-feira, naquele que será o último obstáculo antes da "final four".
A realizar o segundo jogo sob o comando de Manuel Tulipa, a equipa minhota nem teve tempo para sonhar com uma surpresa. Logo no primeiro minuto, o guarda-redes Buntic demorou uma eternidade a soltar a bola, perdeu-a para Toni Martínez e o espanhol só teve de a empurrar para as redes desertas.
O jogo arrastou-se, lento e com poucas oportunidades, até ao intervalo - o Vizela ainda ameaçou o empate, mas os azuis e brancos também poderiam ter ampliado por Martínez e Galeno -, mas tudo mudou com as substituições promovidas por Conceição.
Um passe enorme de Grujic ofereceu o segundo da noite a Galeno, logo aos 48 minutos, e acordou, também, as bancadas do Dragão. Mais dez minutos e novo momento de festa, com Wendell a estrear-se a marcar em 2022/23, com um remate colocado, após um livre direto à entrada da área forasteira que foi cobrado com um pequeno toque para o lado antes do disparo do lateral-esquerdo brasileiro.
Com Otávio a ditar o ritmo azul e branco e a protagonizar momentos deliciosos, foi o internacional português, que regressou recentemente do Mundial, a lançar Evanilson, carregado nas costas por Kiki Afonso. Grande penalidade e Taremi a voltar aos golos em Portugal, depois de ter assinado dois ao serviço do Irão no Catar. Os portistas cumpriram a tarefa e continuam na luta pelo único troféu que falta no Museu do Dragão.
Positivo: Grujic brilhou com uma assistência de sonho. Otávio e Taremi voltaram inspirados do Mundial. Guzzo bem tentou levar o Vizela para a frente.
Negativo: O plano vizelense ruiu logo no primeiro minuto por causa do erro inacreditável de Buntic. João Mário e Namaso desinspirados no F. C. Porto.
Árbitro: Marcou demasiadas faltas ao longo do encontro, mas não falhou no lance em que Kiki Afonso derrubou Evanilson na área do Vizela.