Extremo atrai o interesse de vários clubes europeus, incluindo ingleses. Cláusula de 50 milhões protege a SAD portista, que tem de vender jogadores até 30 de junho
Corpo do artigo
A época afirmativa de Galeno na equipa portista tornou-o um alvo apetecível no mercado e, ao que o JN apurou, o extremo é um dos jogadores que estarão na calha para uma transferência nas próximas semanas. Pela voz do administrador financeiro, Fernando Gomes, a SAD azul e branca assumiu há poucos dias que tem de vender jogadores até ao fim de junho para equilibrar as contas e o atacante brasileiro pode entrar nas soluções para um encaixe significativo.
Contratado em janeiro do ano passado ao Braga, por nove milhões de euros, Galeno ganhou influência na equipa de Sérgio Conceição em 2022/23 e terminou a época com números muito positivos: 52 jogos (36 como titular), 15 golos e seis assistências. Esteve em destaque nas Liga dos Campeões (participou nos oito jogos realizados pelo F. C. Porto na prova, sete dos quais como titular, e marcou dois golos, ambos ao Bayer Leverkusen, um no Dragão e outro na Alemanha), tendo terminado a época com uma grande exibição na final da Taça de Portugal.
Com contrato até 2026 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, o extremo está bem seguro no Dragão na perspetiva de uma eventual negociação por parte da SAD com clubes interessados, sendo que na Europa, sobretudo em Inglaterra, há quem esteja muito atento a Galeno. Conforme é habitual nesta fase do mercado, Pinto da Costa já afirmou que só vende pelas cláusulas, mas uma proposta tentadora pode fazer com que o presidente portista mude de ideias.
O facto de o extremo ter passaporte português, ou seja, já não ser um jogador extra-comunitário, é outro fator a ter em conta.
Seleções chamam sete
Além de Diogo Costa, Pepe e Otávio, o F. C. Porto vai ter mais jogadores nas seleções neste final de época. Mehdi Taremi foi convocado pelo Irão para a estreia da Taça das Nações da Ásia e Zaidu vai representar a Nigéria num jogo de apuramento para a CAN, juntando-se aos três internacionais portugueses e ainda a Grujic e Eustaquio, chamados pela Sérvia, para dois jogos de apuramento para o Euro 2024, e pelo Canadá, para partidas da Liga das Nações da CONCACAF.
Entretanto, o F. C. Porto anunciou a renovação de contrato do central António Ribeiro, dos sub-19, revelando que, na próxima época, o defesa fará parte do plantel da equipa B.