Garret McNamara, que "surfou", em janeiro passado, a maior onda do mundo na Nazaré, está de volta a Portugal. O surfista procura novamente a "onda perfeita" e quer quebrar o recorde pessoal.
Corpo do artigo
Acompanhado pela esposa, Nicole, Garret McNamara já se encontra em Portugal para participar na 4.ª edição do projeto ZON North Canyon.
A onda de 30 metros que McNamara surfou, em janeiro deste ano, colocou Nazaré e Portugal nas bocas do mundo. Uma fotografia de Garret McNamara no topo da onda foi partilhada por mais de 5 mil pessoas em menos de uma hora.
No entanto, esta não foi a estreia de McNamara em Portugal. Já em 2011, o surfista, atualmente com 46 anos, conseguiu dominar uma onda de quase 24 metros, também na Praia do Norte. A proeza garantiu que o seu nome fosse colocado no "Livro do Guiness", na categoria de "maior onda surfada".
As grandes ondas da Praia do Norte resultam do "canhão da Nazaré", uma falha na placa continental, com cerca de 170 quilómetros, falha essa que possibilita a criação de ondas altas.
À conquista das ondas mais altas
O paixão pelo mar revelou-se cedo quando, aos 17 anos, o jovem Garret McNamara entrou na "Série Crown" havaiana e começou a chamar a atenção dos grandes patrocinadores. Mais tarde, na década de 90, começou a interessar-se por "tow-in surfing" - uma modalidade de surf que tem como base o uso de um helicóptero que reboca o surfista até à onda.
Em 2002, aos 35 anos, foi distinguido com o primeiro lugar na competição "Jaws World Cup Tow in Surfng" e desde então procura aumentar a sua reputação à medida que domina ondas cada vez mais altas.
A ambição de McNamara levou-o ao Alasca, em 2007, onde enfrentou um dos climas mais inóspitos do mundo na esperança de surfar ondas tsunami formadas pelo gelo. A expedição, que resultou no documentário "The Glacier Project", foi acompanhada pelo seu colega Keali'l Mamala.
Em julho, o surfista foi condecorado pela Marinha Portuguesa com a Medalha Naval Vasco da Gama "em consequência da sua extraordinária carreira de praticante de surf, marcada por desempenhos de excelência, e do exemplo de disciplina, perseverança, sacrifício e elevado profissionalismo, que contribuíram significativamente para a promoção e divulgação da Marinha e de Portugal".