O primeiro golo do Sporting, no empate (2-2), deste domingo, frente ao AVS, foi validado com recurso a uma câmara colocada num poste de iluminação, que não pertencia à Sport TV, o canal codificado que fez a transmissão direta da partida. Foi a própria estação televisiva que fez o esclarecimento, após o encontro.
Corpo do artigo
O polémico golo, apontado aos 11 minutos e que abriu o marcador no jogo da Vila das Aves, surgiu de um cruzamento de Francisco Trincão a que correspondeu Diomande com um cabeceamento.
O tento seria inicialmente anulado pelo árbitro Fábio Veríssimo, mas a decisão acabou revertida, tendo sido validado após o VAR colocar as linhas. Na transmissão da Sport TV passou inicialmente uma imagem que parecia indicar que o central do Sporting estava em jogo (seis centímetros), situação que não foi possível confirmar com absoluta certeza, por na ocasião estar tapado por vários jogadores. Contudo, pouco depois, surgiu uma nova imagem, desta feita na grande aérea, mas sem a tal medição que em regra aparece nos lances de fora de jogo.
Após o final do jogo, no denominado programa "Juízo Final", da Sport TV, o próprio canal desportivo esclareceu o sucedido. "Estas não são imagens da Sport TV, mas imagens que chegam à Cidade do Futebol por uma câmara que estava instalada num dos postes de iluminação. São imagens que chegam à Cidade do Futebol, mas que não chegam à Sport TV", foi referido, a propósito.
Veja o lance do golo de Diomande
O F. C. Porto já reagiu à arbitragem do AVS-Sporting. "Câmaras montadas em psotes de iluminação? Por ordem de quem? Conselho de Arbitragem? Liga Portugal", questionam os dragões, nas redes sociais.
"Nós avisamos e repetimos: A tecnologia VAR em Portugal é uma falácia em muitos estádios"