Benfica e Sporting empataram (1-1), este domingo, em encontro da segunda jornada do campeonato, tendo o conjunto "leonino" igualado o jogo a 23 segundos do final, graças a um tento de Anton Sokolov.
Corpo do artigo
No Pavilhão Fidelidade, Arthur adiantou o clube da Luz aos 33 minutos, através de um livre de 10 metros, mas o russo, contratado pelo Sporting esta temporada, foi o autor do golo do empate, aos 40, deixando os dois crónicos candidatos ao título com quatro pontos, a par do Sporting de Braga, atrás do líder Ferreira do Zêzere, com seis pontos.
Naquele que é por muitos considerado o "maior dérbi do mundo" no futsal, Benfica e Sporting não desiludiram e protagonizaram um duelo intenso e em alto ritmo desde o apito inicial, com mais bola dos leões, mas com contra-ataques perigosos das águias.
Depois de uns minutos iniciais mais "fechados", o Sporting assumiu mais o jogo e andou a rondar a baliza de Léo Gugiel, em grande a negar os remates de Erick Mendonça (05), Diego Cavinato (06) e Tomás Paçó (07), antes da reação benfiquista na baliza contrária.
A estratégia delineada pelo espanhol Pulpis, assente em transições velozes depois da recuperação da bola, estava a resultar, uma vez que o Benfica ameaçou diversas vezes Guitta, fulcral nos disparos de Arthur (09), Ivan Chishkala (11) e Silvestre Ferreira (14).
Contudo, as melhores oportunidades surgiriam já perto do intervalo, todas a pertencer ao Benfica, primeiro com um enorme trabalho individual de Rocha, que só foi parado por Guitta (15), seguindo-se remates à trave de Léo Gugiel (16) e Gonçalo Sobral (19).
A segunda parte iniciou-se com um lance aparatoso a envolver Pany Varela, que gerou alguma preocupação, tendo o internacional português saído lesionado depois de bater contra o muro do pavilhão, num reatamento muito faltoso, com cinco faltas para cada.
Isso levou a que, aos 33 minutos, o Sporting cometesse a sexta falta e permitisse que o Benfica inaugurasse o marcador da marca dos 10 metros, por intermédio de Arthur, ao levar a melhor perante Bernardo Paçó, com a bola a embater no poste antes de entrar.
O Sporting reagiu ao tento sofrido com um remate ao poste de Diogo Santos, seguido de uma grande defesa de Léo Gugiel a outro disparo, desta vez de Pauleta, em jogada de insistência, mas o Benfica teve mais um livre de 10 metros, falhado por Arthur (36).
A formação verde e branca era incapaz de responder como já muitas vezes o fez, tendo o Benfica voltado a beneficiar de um livre de 10 metros, agora por Ivan Chishkala, mas o russo procurou 'picar' sobre Bernardo Paçó, que se esticou e voltou a colocar a bola no ala, que, na recarga, acertou no poste, o que manteve a vantagem mínima para o final.
No entanto, a 23 segundos do fim do encontro, os pupilos de Nuno Dias igualaram a partida, através de Anton Sokolov, quebrando a solidez defensiva dos encarnados.
Ficha de jogo:
Jogo realizado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa
Benfica -- Sporting, 1-1
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
1-0, Arthur, 33 minutos; 1-1, Anton Sokolov, 40
Equipas:
Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Gonçalo Sobral, Arthur e Ivan Chishkala. Jogaram ainda Jacaré, Diego Nunes, Rocha, Silvestre Ferreira e Bruno Coelho
Treinador: Pulpis
Sporting: Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Diego Cavinato e Pany Varela. Jogaram ainda Pauleta, Esteban Guerrero, Tomás Paçó, Zicky Té, Anton Sokolov, Diogo Santos e Bernardo Paçó
Treinador: Nuno Dias
Árbitros: Filipe Duarte (AF Lisboa) e Miguel Castilho (AF Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zicky Té (06), Diogo Santos (11), Rocha (13), Guitta (20), Gonçalo Sobral (28), Tomás Paçó (33), Silvestre Ferreira (36), Erick Mendonça (39) e Anton Sokolov (39)
Assistência: Cerca de 2.000 espetadores