Oscar Piastri, o piloto automóvel com mais vitórias em 2025, regressa ao circuito urbano de Baku, no Azerbaijão, onde venceu no ano passado uma etapa decisiva. A McLaren pode confirmar desde já a supremacia entre equipas.
Corpo do artigo
A McLaren entra já este domingo no Grande Prémio (GP) do Azerbaijão, com a possibilidade de garantir o título da 17.ª etapa da temporada de 2025, bastando um resultado que lhe garanta pelo menos nove pontos de vantagem sobre a Ferrari, desde que a Red Bull e a Mercedes não consigam pontuações muito elevadas.
Com 12 vitórias em 16 corridas esta temporada, incluindo sete com ouro e prata, a equipa soma já 337 pontos, 346 caso ganhe a corrida este domingo.
Oscar Piastri é o piloto mais bem posicionado da temporada, com sete vitórias, somando 324 pontos, mais 31 do que o colega de equipa Lando Norris.
Do outro lado, a Ferrari, com a liderança de Charles Leclerc, está motivada para assegurar a "pole position" pela quinta vez consecutiva em Baku, o que reforça a sua reputação no circuito, embora não garanta vitória.
Um circuito imprevisível
O circuito urbano de Baku tem 6003 quilómetros por volta, com um total de 51 voltas e distância exata de 306,049 quilómetros.
É um circuito de rua que combina retas rápidas e setores estreitos, especialmente na zona da cidade antiga, o que favorece estratégias de corrida flexíveis, a nível de pneus e ultrapassagens, mas também na gestão de paragens. A reta do circuito é a maior de qualquer etapa de 2025 e os carros podem ultrapassar os 340 km/h.
Até ao momento, Sergio Pérez é o único piloto a vencer mais de uma vez o Grande Prémio do Azerbaijão. O piloto da Red Bull conquistou a vitória em 2021 e repetiu o feito em 2023. Em relação à "pole position", apenas duas corridas em Baku foram ganhas a partir da primeira posição: Nico Rosberg em 2016 e Valtteri Bottas em 2019.
Potenciais obstáculos e cenários alternativos
Se a Ferrari conquistar uma boa pontuação e a McLaren tiver um fim-de-semana abaixo do esperado, o título poderá ficar adiado. Além disso, a Red Bull ou a Mercedes poderão influenciar de forma decisiva o resultado caso vençam ou façam bons resultados em conjunto.
Oliver Bearman, piloto da Haas, enfrenta o risco de suspensão automática se acumular mais dois pontos de penalização, o que pode condicionar também conflitos nos lugares inferiores do pelotão.
A McLaren está no caminho de igualar ou superar recordes. Se conquistar o título em Baku com sete corridas de antecedência, bate o recorde da Red Bull de 2023, que garantiu o título mundial com ainda seis provas por disputar.
Em termos de vitórias acumuladas na temporada, Piastri conta com sete, seguindo-se Norris com cinco, Verstappen com três e George Russell com apenas um.