Vitória de Verstappen no Azerbaijão e desistência de Piastri relançam campeonato
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1, 17.ª ronda da temporada, relançando as contas do Mundial em que, por desistência, o australiano Oscar Piastri (McLaren) ficou em branco.
Corpo do artigo
Verstappen completou as 51 voltas em 1:33.26,408 horas, deixando na segunda posição o britânico George Russell (Mercedes), a 14,609 segundos, com o espanhol Carlos Sainz (Williams) em terceiro, a 19,199.
Esta foi a segunda vitória consecutiva do tetracampeão, quarta da temporada (já tinha ganho no Japão, na Emilia Romagna e em Itália) e 67.ª da carreira. Na lista, segue-se Michael Schumacher, com 91, e Lewis Hamilton, com 105.
Este foi um triunfo avassalador, com o neerlandês a conseguir o sexto Grande Slam da carreira, igualando o britânico Lewis Hamilton (Ferrari), com pole, vitória, volta mais rápida e liderança de princípio ao fim.
"Este fim de semana foi incrível para nós. O passado já tinha sido bom. Estou incrivelmente feliz com esta performance e contente por não ter havido muitos safety cars", disse.
Esta 17.ª corrida da temporada ficou marcada pelo acidente de Oscar Piastri logo na primeira volta. O australiano, que largou da nona posição, primeiro fez uma falsa partida mas depois viu-se engolido pelo pelotão.
Na tentativa de ultrapassar um Haas atrasou a travagem na curva quatro ao ponto de as rodas bloquearem e o McLaren só parou nas barreiras de proteção lateral.
Foi a primeira desistência do líder do campeonato desde o GP dos Estados Unidos de 2023.
O resultado só não foi pior porque o britânico Lando Norris (McLaren), seu companheiro de equipa, que partira para esta prova com 31 pontos de atraso no campeonato, teve um fim de semana pouco produtivo. Largando do sétimo posto da grelha, terminou em idêntica posição, recuperando apenas seis pontos.
Piastri sai ainda com uma corrida de vantagem (25 pontos) mas a margem para erros reduziu-se.
Russell, que esteve doente nos dias anteriores à prova, ainda conseguiu ser segundo, na frente de um Carlos Sainz que conquistou o primeiro pódio da temporada, primeiro da Williams desde 2021.
Kimi Antonelli (Mercedes) foi o quarto, na frente de Liam Lawson (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull).
Os dois Ferrari terminaram juntos. Lewis Hamilton foi oitavo e Charles Leclerc o nono. Isack Hadjar (Racing Bulls) fechou o top10.
Verstappen, que largou com pneus duros montados, atrasou a paragem o mais que pôde, à espera de um safety car que não surgiu. A desistência de Piastri foi mesmo a única da corrida. Acabaria por ir às boxes trocar para pneus médios na volta 41 das 51 previstas.
Com estes resultados, Piastri mantém o comando do Mundial de Pilotos, com 324 pontos, contra os 299 de Lando Norris e os 255 de Max Verstappen.
No Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 623 pontos.
A próxima ronda será o GP de Singapura, dentro de duas semanas.