Corredor venezuelano da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua impôs-se a alta velocidade em Albergaria-a-Velha, garantindo a vitória e a liderança na primeira etapa do Grande Prémio JN.
Corpo do artigo
Decisões ao sprint a abrir a 33.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, com Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a ser o primeiro protagonista da prova, vencendo a etapa inaugural e vestindo a amarela.
O ciclista venezuelano, de 27 anos, especialista em chegadas rápidas, mostrou os argumentos na reta final, em plano inclinado, em Albergaria-a-Velha, rematando o bom trabalho de colocação feito pela equipa para superar, com algum conforto, o argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano) e o companheiro de formação João Matias, que, respetivamente, completaram o pódio do dia.
Com esta vitória, Leangel Liñarez lidera a prova com uma vantagem de dois segundos para o segundo classificado Daniel Dias (RP-Paredes-Boavista), que bonificou na fuga que marcou o dia, e tem quatro segundos para o terceiro classificado, João Matias.
Fuga animou etapa
Antes destas emoções finais a alta velocidade, a tirada, de 138,2 quilómetros, também com partida em Albergaria-a-Velha, foi marcada por uma madrugadora fuga, formada logo aos dois quilómetros por Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), João Silva (Óbidos Team), Pedro Crispim (Porminho) e Cristobal Ramirez (Technosylva Maglia Bembibre). O quarteto sofreu uma baixa pouco depois, com João Silva a ter o infortúnio de uma avaria, deixando as despesas para o trio que animou a viagem e chegou a ter uma vantagem superior a sete minutos.
No entanto, a partir dos 80 quilómetros, a acalmia terminou, com a Efapel a ser a primeira a arregaçar as mangas e a aumentar o ritmo na perseguição, mais tarde apoiada pela ABTF-Feirense e pela Tavfer.
O trabalho teve efeitos imediatos, com o fosso a diminuir de forma constante para os fugitivos. Cristobal Ramirez, já depois de ter assegurado a liderança da montanha, foi o último a resistir, até a oito quilómetros do final, quando foi absorvido. Nessa última fase, o trabalho da Tavfer teve mais efeitos, embrulhando a vitória para Leangel Liñarez.