Sporting vence F.C. Porto e mantém-se imparável na frente da liga. Dragões sofrem primeira derrota na temporada.
Corpo do artigo
Imparável no arranque do campeonato, o Sporting venceu ontem, com justiça, o F. C. Porto, por 2-0, com golos de Gyokeres e de Catamo, impondo a primeira derrota da temporada aos dragões. Durante os 90 minutos, os leões tiveram mais posse de bola e mais oportunidades, contudo, ao contrário dos primeiros jogos, falharam na eficácia. A pólvora seca só durou, porém, até aos 72 minutos: mostrando novamente que é um seguro de vida para o Sporting, Gyokeres teve um arranque diabólico pela direita, deixando pelo caminho Otávio, que, impotente, fez penálti sobre o sueco. No castigo máximo, não deu hipóteses a Diogo Costa, sendo decisivo na conquista da quarta vitória do campeão nacional. Já Catamo, nos descontos, confirmou a apetência para marcar nos grandes jogos. Tal como sucedeu na última época com o Benfica, o lateral/extremo voltou a marcar à bomba.
Depois de um excelente início no campeonato, com três vitórias, o F. C. Porto não conseguiu recuperar a fórmula vencedora que, de forma brilhante, exibiu na Supertaça. Teve dificuldades para segurar o ímpeto ofensivo do campeão, mas nunca esteve encostado às cordas, salvo uma ou outra situação de maior apuro. Condicionou a circulação de bola nos leões, dando até a sensação de que poderia fazer estragos mediante as boas movimentações na linha ofensiva. No entanto, a primeira sapatada foi dada por Gyokeres, que endossou a bola a Pote e a passou a Trincão, que falhou por pouco o golo devido a um corte sobre a linha de Zé Pedro.
A seguir, o sueco, Trincão e, também, Pote estiveram, também, perto do 1-0. Galeno esteve, igualmente, perto de marcar num remate bloqueado com competência por Kovacevic. No segundo período, Galeno voltou a estar perto do golo, num lance quase tirado a papel químico e numa altura em que os dragões estavam ligeiramente por cima, conseguindo adormecer o duelo, Gyokeres tirou da cartola o lance que mudou o rumo do encontro. A seguir, de uma assentada, Vítor Bruno operou quatro substituições, fazendo, inclusivé, entrar o reforço Omorodion mas sem resultados práticos.
O recém-entrado Eustaquio teve uma oportunidade, mas falhou de cabeça o desvio da bola. O F. C. Porto apresentou um futebol de qualidade e olhou de frente um conjunto que joga de olhos fechados, mas Gyokeres voltou a mostrar que é um caso à parte e Catamo fechou a contagem. O Sporting continua a ditar leis e já tem um bom avanço sobre os rivais.