
Ruben Amorim estava no comando técnico do United desde novembro de 2024
Foto: Adam Vaughan/EPA
Uma série de treinadores têm sido apontados pelos meios de comunicação ingleses para suceder a Ruben Amorim no comando técnico do Manchester United. Xavi, Southgate, Maresca e Glasner são consensuais. No entanto, na véspera do despedimento, já Marco Silva tinha sido eleito como um dos favoritos, tendo alegadamente o aval de Christopher Vivell, diretor de scouting do Manchester United.
Numa notícia que colocou Inglaterra em alvoroço, o Manchester United anunciou, esta segunda-feira, o despedimento do técnico português Ruben Amorim. Enquanto ainda não é anunciado um sucessor, o escocês Darren Fletcher, de 41 anos, foi promovido dos sub-18 para assumir a equipa interinamente e terá na deslocação ao reduto do Burnley, na quarta-feira, o primeiro teste, num jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Inglesa.
No entanto, alguns técnicos já começam a ser apontados para ocupar a vaga que ficou disponível no trono de um histórico do futebol mundial.
O jornal "The Sun" aponta sete nomes para substituir o técnico português: Xavi, Southgate, Maresca, Iraola, Glasner, Eddie Howe ou até Darren Fletcher (de forma definitiva).
No caso de Xavi, o técnico espanhol está sem clube desde que saiu do Barcelona, em 2024, e "o United estaria livre para conversar". Já o Southgate, antigo selecionador inglês e com uma vasta experiência, "tem muitos admiradores em Old Trafford, incluindo o sócio minoritário Sir Jim Ratcliffe", de acordo com a mesma fonte.
Enquanto isso, Glasner já tinha sido falado para "assumir o cargo principal no United caso Amorim perdesse o emprego", revela o jornal. O austríaco tem feito um bom trabalho ao comando do Crystal Palace, tendo vencido uma FA CUP (Taça de Inglaterra), e, mais recentemente, a Community Shield (Supertaça Inglesa).
Por outro lado, o jornal "The Telegraph" divulgou também uma lista com alguns dos nomes, sendo que em parte até são similares: Maresca, Emery, Xavi, Southgate, Zidane, Glasner, McKenna e Carrick.
Para além dos visados, o nome do português Marco Silva já tinha sido apontado na véspera. Segundo o mesmo órgão, Christopher Vivell, diretor de scouting do Manchester United, terá ficado "impressionado" com a forma como anulou os "red devils" e até partilhou as declarações do técnico luso num grupo de Whatsapp, onde se encontram elementos da direção dos vermelhos de Manchester.

