Um "hat-trick" de Van Persie permitiu esta quarta-feira ao Manchester United virar a eliminatória frente ao Olympiakos, apurando-se para os quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, juntamente com o Borussia Dortmund, derrotado pelo Zenit.
Corpo do artigo
Depois da derrota 2-0 na Grécia, os "red devils", que atravessam época bem atípica, conseguiram dar a volta perante um campeão grego que se bateu galhardamente, mas sem a mesma qualidade e objetividade na finalização.
A vantagem de 4-2 trazida da Rússia na primeira mão, permitiu ao Dortmund gerir a eliminatória em casa, tendo mesmo perdido por 2-1 diante do Zenit.
Em Old Trafford, o internacional inglês Rooney (19) ameaçou com disparo ao poste e quatro minutos depois Holebas (23) carregou Van Persie pelas costas. O avançado holandês converteu a respetiva grande penalidade, que deu o 1-0 ao Manchester United.
Já nos descontos do primeiro tempo, e depois de De Gea fazer duas defesas consecutivas decisivas na manutenção da vantagem, Rooney cruzou na direita para a entrada de Van Persie, que desviou entre as pernas do ex-benfiquista Roberto, sem tempo para reagir.
Os ingleses colocaram-se pela primeira vez -- e definitivamente - em vantagem na eliminatória aos 51, em livre direto do inevitável Van Persie, com Roberto preso ao chão.
A partir do mais difícil, muito sofrimento para os "diabos vermelhos": reforçados por Paulo Machado a partir dos 74, os helénicos dispuseram de várias situações para marcar, mas falharam na pontaria ou tiveram em De Gea obstáculo intransponível, num Manchester United que terminou o desafio a fazer antijogo.
Depois do confortável 4-2 fora, o vice-campeão Europeu Borussia Dortmund começou por ser surpreendido por uma "bomba" do ex-portista Hulk (16), mas, aos 38, o "capitão" Sebastian Kehl empatou, ao surgir na área a cabecear nas costas do lateral Criscito, serenando a potencial reação dos russos, que, a partir de quinta-feira, serão treinados por André Villas-Boas.
Com Danny a titular e Luís Neto a entrar na segunda parte, o Zenit beneficiou de uma noite "desligada" do adversário para fazer o justo 2-1, em cabeceamento de José Rondon (73), ainda assim apenas suficiente para limpar a honra.
Os quartos de final contam ainda com o campeão Bayern de Munique (afastou o Arsenal), Atlético de Madrid (AC Milan), Barcelona (Manchester City), Paris Saint-Germain (Bayer Leverkusen), Chelsea (Galatasaray) e Real Madrid (Schalke 04).