O futebolista Jordan Henderson, em entrevista ao "The Athletic", explicou a transferência para o Al Ettifaq. Ativista em prol dos direitos da comunidade LGBT+, o médio inglês protogonizou uma transferência polémica para a Arábia Saudita e diz compreender "a raiva das pessoas".
Corpo do artigo
Henderson, médio internacional inglês, foi um dos futebolistas que mais apoio mostrou à comunidade LGBT+ nos últimos anos. Durante a estadia em Inglaterra, o ex-Liverpool chegou a entrar em campo com a braçadeira e atacadores das chuteiras com as cores do arco-íris, por mais do que uma vez.
No entanto, no mercado de verão, Jordan Henderson transferiu-se para o Al Ettifaq, clube da Arábia Saudita, onde a homessexualidade é ilegal e punível com pena de morte. O jogador, que se viu envolvido em críticas entre a comunidade, compreende a raiva das pessoas mas não descarta os seus valores.
"Compreendo a frustração. Compreendo a raiva. A minha intenção nunca foi magoar ninguém. Não excluo a hipótese de usar atacadores arco-íris, mas, ao mesmo tempo, o que eu não faria era desrespeitar a religião e a cultura da Arábia Saudita. Se estamos todos a dizer que toda a gente pode ser quem quiser e que toda a gente é inclusiva, então temos de respeitar. Ao fazer algo assim, se isso desrespeitar a religião, não o vou fazer, mas se surgir a oportunidade de o fazer sem desrespeitar ninguém, então sim, porque são esses os meus valores", afirmou em entrevista ao jornal inglês "The Athletic".
"Queria algo que me entusiasmasse. Tinha de sentir que podia acrescentar valor, fazer e experimentar algo novo. É bom sentirmo-nos desejados. Sei que o clube queria muito que eu fosse e queria que tentássemos construir, nos próximos anos, algo para ficar e ser uma das melhores ligas do mundo. As pessoas podem acreditar em mim ou não, mas na minha vida e na minha carreira o dinheiro nunca foi uma motivação. Nunca. Sinceramente, os números não são verdadeiros. Não estou a dizer que não estou a ganhar bem, porque é bom dinheiro e foi um bom negócio, mas não foram os números que foram divulgados", sublinhou o inglês.
Esta época, Jordan Henderson participou em quatro jogos pelo Al Ettifaq e leva já duas assistências.