A organização dos Campeonatos do Mundo de Ginástica Rítmica, em Kiev, Ucrânia, trocou esta quinta-feira o hino nacional pelo hino da Rússia. O erro aconteceu no momento em que a atleta ucraniana, Ganna Rizatdinova, subiu ao pódio.
Corpo do artigo
Ganna Rizatdinova, vencedora da medalha de ouro na categoria de arco individual, na passada quarta-feira, cantou a letra do hino ucraniano no topo do pódio, enquanto tocava o hino da Rússia.
Vaias e assobios de indignação eclodiram no salão do Palácio dos Desportos de Kiev, por parte dos ucranianos, pouco depois do arranque do hino russo. O erro cometido pela organização dos Campeonatos do Mundo foi corrigido alguns segundos mais tarde e o hino da Ucrânia tocou no volume máximo.
De acordo com a televisão estatal da Ucrânia, o hino da Rússia foi usado para um atleta russo, vencedor da competição de bola individual.
"Fiquei muito chateada e até um pouco ofendida, além disso estava em casa. As pessoas não estão habituadas às vitórias da Ucrânia e todo o ouro é geralmente arrecadado pelos russos", disse, indignada, Rizatdinova.
Alguns ucranianos olham para a música do hino da Rússia com particular desprezo ao associá-la à opressão da era soviética.
