Sporting abre temporada com a conquista da Supertaça. Benfica defende o título e F. C. Porto aparece renovado.
Corpo do artigo
O cronómetro vai voltar a correr, os triplos a cair em cima do som da buzina e a emoção a invadir os pavilhões nacionais. Sem mais tempo para esperas, o campeonato arranca, hoje, e promete, à semelhança das duas últimas épocas, uma luta a três.
Cabe ao Benfica defender o título conquistado na temporada passada. Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido com sucesso - Norberto Alves conduziu as águias ao troféu da Liga no ano de estreia na Luz - os encarnados reforçaram-se com algumas caras conhecidas, onde Toney Douglas, 36 anos, que conta com oito épocas de NBA, é o maior destaque. James Ellisor e Terrel Carter (de regresso a Portugal) e o poste alemão Maik Zirbes são os outros reforços.
Depois da derrota na final da Supertaça frente ao rival Sporting, os encarnados deram uma excelente resposta ao eliminarem o Golden Eagle Ylli (campeão do Kosovo) na primeira ronda de acesso à Liga dos Campeões e seguem para o campeonato motivados.
Por sua vez, F. C. Porto e Sporting iniciam um novo ciclo. Nos leões, Pedro Nuno, contratado para substituir Luís Magalhães no banco, arrancou com o pé direito e a conquista da Supertaça deixou evidente uma equipa de Alvalade com novas ideias e, sobretudo, sangue renovado. Travante Williams, que foi dado praticamente certo como fora do Sporting acabou por ficar, e a chegada de vários reforços - Marcus LoVett Jr., DJ Fenner, Isaiah Armwood, Ricardo Monteiro, Marko Loncovic e Ivica Radic - garante uma maior profundidade ao plantel.
Pelo norte, e depois de algumas polémicas na época passada, o F. C. Porto pretende voltar a entrar na rota da glória e, para isso, também optou por fazer mudanças no banco, com Fernando Sá a assumir o papel de líder. À semelhança dos leões, também os portistas fizeram algumas contratações, onde os norte-americanos Teyvon Myers e Michael Finke, com vários anos de experiência na Europa, assumem o maior protagonismo.
Voltar para ficar
Como recém-promovido destaque para o Sangalhos, de regresso ao topo do basquetebol nacional após 26 anos de ausência. Um retorno partilhado pelo Esgueira, que volta de ambições renovadas após passagem de um ano pela Proliga.
Jornada 1
F. C. Porto-CAB Madeira (sábado/15 horas)
V. Guimarães-Oliveirense (sábado/15 horas)
Ovarense-CD Póvoa (sábado/16 horas)
Esgueira-Imortal (sábado/16.30 horas)
Lusitânia-Sangalhos (sábado/18 horas)
Sporting-Benfica (17 de novembro/19 horas)