Estudo do Observatório do Futebol refere que portistas são os líderes em corridas de alta velocidade entre as 22 principais ligas do Velho Continente, batendo os ingleses do Bournemouth e do Newcastle. Jogo de Vila do Conde ficou a dois remates do máximo que a equipa de Francesco Farioli
Corpo do artigo
A intensidade, acutilância e pressão quase sufocante que exerce a equipa portista versão 2025/26 começa a instalar-se como imagem de marca de Francesco Farioli, que tem conseguido impor esta atitude em campo, levando os jogadores a cobrir todo o terreno, incluindo zonas mais adiantadas do relvado, sempre com muita energia.
Os primeiros 20 minutos do último jogo com o Rio Ave, em particular, voltaram a mostrar isso mesmo, levando os azuis e brancos a dominar o jogo por completo e a materializar esse domínio em dois golos apontados até aos 13 minutos. Estas características surgem agora traduzidas num dado de relevo pelo estudo publicado pelo Observatório do Futebol (CIES), segundo o qual os dragões são a equipa das 22 ligas mais importantes da Europa com mais corridas de alta intensidade por jogador e por 90 minutos, com uma média de 76,2 ações contabilizadas. Nos seguintes lugares do "ranking" do CIES surgem o Bournemouth, com 76,1 ações, e o Newcastle com 74,6.