Milhares de pessoas no arranque da competição, em Góis, Arganil, Lousã, Mortágua e Figueira da Foz
Corpo do artigo
O feriado municipal de Aveiro levou Jorge Amador e a família até Góis e à Lousã para assistir ao primeiro dia de provas do Rali de Portugal. A família de Jorge foi uma de muitas que estiveram nas já tradicionais classificativas do Centro do país e que levou milhares de pessoas a Góis, Arganil, Lousã, Mortágua e Figueira da Foz.
"Já não vinha ao Rali desde o tempo do Carlos Sainz e do Colin McRae. Antes ia muito, lembro-me da Michelle Mouton e do Markku Allen", conta, ao JN, Jorge Amador, confessando que deixou de ir depois de vários acidentes em provas, um dos quais em Sintra. Aproveitando o feriado municipal da sua Aveiro natal, foi à Lousã com a mulher, a tia Amarilis, a filha Marta, a sobrinha Raquel, e com mais dois fãs, João Senos e Guilherme Antunes. "Dividimos a passagem entre a Lousã e Góis. No ano passado estivemos aqui nas férias e este ano decidimos passar para ver os carros", conta Jorge Amador.
Depois da Lousã e de Góis, Jorge e a família ainda não iam regressar no imediato a Aveiro. "Ainda passamos em Mortágua, para assistir à classificativa. No regresso ainda devemos parar na Mealhada, mas aí a competição é outra", brinca.
Na pequena vila do interior do distrito de Coimbra foram muitos os visitantes para assistir o Rali. Como o caso de Luís Soares, agente da PSP em Évora, que foi com os amigos até Góis. "Desde 2010 que vou ao Rali todos os anos, e gostamos sempre de variar os locais para também ir conhecendo", conta, enquanto almoçava num banco de cimento junto à ponte do Rio Ceira, no centro de Góis. O JN encontra-o sozinho, uma vez que os amigos, entusiastas de fotografia, foram gravar a passagem dos carros no centro da vila entre duas classificativas.
"É a primeira vez que venho a Góis e estou a achar fantástico", sustenta Luís Soares, que desde 2015, e por causa do Rali, conhece melhor o Norte e Centro do país. "Quando comecei a ir era no Algarve. Estava mais perto de casa, mas assim também vou conhecendo mais locais", realça. Pilotos favoritos não tem, mas gosta de ver a interação dos pilotos com os carros. "Gosto de ver quando os pilotos trocam de equipa, para ver que mudanças existem no desempenho", completa.