
Sinner com o troféu
Foto: Marco Bertorello / AFP
O tenista italiano Jannik Sinner, número dois do ranking mundial, venceu este domingo pelo segundo ano consecutivo as ATP Finals, em Turim, ao derrotar por 7-6 (7/4) e 7-5 o líder da hierarquia, o espanhol Carlos Alcaraz.
Corpo do artigo
Jannik Sinner, de 23 anos, acrescentou o 24.º título ao seu currículo, o sexto deste ano, e renovou o titulo de "mestre" conquistado em 2024, com o registo limpo de não ter perdido um único "set" nas partidas realizadas nas duas edições.
A melhor forma, potência, eficácia e tenacidade de Jannik Sinner impediram Carlos Alcarraz, de 22 anos, de vencer este torneio pela primeira vez, numa final à altura das expectativas.
Ambos os jogadores chegaram à final invictos, mas Alcaraz, com menos descanso - disputou no sábado a meia-final várias horas após Sinner -, necessitou de assistência médica no primeiro set e jogou todo o segundo com uma ligadura na coxa direita.
No sexto encontro entre ambos no ano, todos em finais, nenhum dos jogadores conseguiu impor o seu jogo por completo no primeiro "set", mas Sinner esteve mais confortável, mais preciso, mais disposto e também mais descansado.
A paragem de quase 12 minutos devido a uma emergência médica nas bancadas também não ajudou. Houve apenas uma oportunidade de quebra de serviço e Carlos Alcaraz aproveitou-a.
Com 6-5, pressionado pelo jogo agressivo e pelos "drop shots" de Alcaraz, Sinner teve de salvar um ponto de "break", mas conseguiu manter a vantagem e vencer.
No "tiebreak", Alcaraz viu-se pressionado, com Sinner a abrir rapidamente vantagem, sobretudo graças a dois "lobs" vencedores, e a fechar o primeiro set, com 7-6 (7/4), ao fim de uma hora e 19 minutos.
O atual campeão começou o segundo set da pior forma possível, perdendo o serviço com duas duplas faltas. Com o marcador desfavorável em 3-1, o italiano finalmente empatou a 3-3 com um pouco de sorte, após dois movimentos desastrados de Alcarraz.
Foi no serviço cada vez mais nervoso e frustrado de Alcaraz que Sinner fez a diferença e converteu o seu primeiro "match point" , antes de festejar o título de forma expressiva (7-5).
Sinner, que fez a sua última partida em 2025, termina o ano como começou, em Melbourne, com uma vitória na final, elevando o seu total na carreira para 24 títulos desde a sua estreia.
Embora tenha conquistado dois títulos do Grand Slam (Open da Austrália e Wimbledon), além das ATP Finals, o italiano vai terminar o ano no segundo lugar do ranking mundial.
Isto deve-se ao facto de Carlos Alcaraz ter vencido os outros dois títulos do Grand Slam (Roland Garros e Open dos EUA), totalizando oito títulos.
