Jesualdo Ferreira e o desafio do Braga contra a hegemonia de F.C. Porto e Benfica: "Que eu me lembre, o Boavista já quebrou essa lei...". Numa penada, o professor resume os objetivos dos Guerreiros do Minho para a época 2013-14. "Lutar pelos primeiros lugares, do quarto para cima", diz o treinador. O primeiro ato é já amanhã, sexta-feira, no jogo de abertura da Liga, em Felgueiras, com o Paços de Ferreira.
Corpo do artigo
Quis o capricho do sorteio que o Braga começasse o campeonato com o rival que, contra todas as expetativas, lhe tirou o terceiro lugar da liga do ano passado e o acesso à Liga dos Campeões. Um reencontro imediato, a que Jesualdo Ferreira retira qualquer sentimento de desforra.
"É tudo diferente. Os treinadores são novos, há muitos jogadores novos, são equipas novas", diz o técnico da equipa minhota. Para Jesualdo Ferreira, só uma certeza: "Será um bom jogo, difícil, que vamos querer ganhar, para iniciar o campeonato da melhor forma".
E para que o arranque seja feliz o professor pede a ajuda dos adeptos: "Espero que os bracarenses compareçam em grande número, para podermos iniciar o campeonato com toda a confiança".
O Paços será apenas o primeiro de 15 rivais, a duas voltas, "num longo ciclo", que Jesualdo tenciona fechar "nos primeiros lugares". "Do quarto para baixo, são os últimos", verifica o professor.
E se a história recente do campeonato português mostra a crescente hegemonia de F.C. Porto e Benfica, nem por isso Jesualdo entrega os pontos. "A minha experiência diz-me que quem ganha é favorito. Por isso, digo que o F.C. Porto é o grande favorito ao título. Mas, também me lembro de o Boavista ter quebrado essa lei e de o Braga ter terminado em segundo lugar", verifica o técnico da equipa minhota.
Para já, Jesualdo concentra-se no desafio de Felgueiras e nas contingências do mercado, que, até ao final do mês, podem mexer com o plantel. "Entradas? É claro que estou à espera de um reforço. O grande reforço que espero é o Éder", diz o treinador.
Ainda não será com o Paços que Éder jogará. O atacante internacional português ultima os longos sete meses de ausência, por lesão (rotura de ligamentos do joelho esquerdo), e só agora começa a treinar com os colegas, como sucedeu, quarta-feira, embora de forma condicionada. Éder não será convocado para o jogo com os "castores".
A escala de Jesualdo Ferreira será divulgada ao final desta tarde de quinta-feira, após o treino que decorre no Estádio AXA.