O treinador do Sporting, Jesualdo Ferreira, afirmou, este sábado, que há que ser humilde e reconhecer que o Sporting de Braga por cima, mas garante que o objetivo é vencer na segunda-feira, no encerramento da 24.ª jornada da I Liga de futebol.
Corpo do artigo
"O Sporting está na posição em que está por demérito, e o Braga na sua posição por mérito. A nossa posição é reconhecer com humildade que o Braga está por cima, mas tirar dessa humildade a força e confiança para ganhar o jogo", disse em conferência de imprensa.
O técnico, que já foi treinador da equipa minhota, deixou elogios ao adversário e reconheceu o crescimento do Sporting de Braga no futebol português, afirmando que o Sporting sabe das dificuldades e tem de estar alerta.
"O Sporting de Braga é um grande clube e tem uma equipa menos regular do que seria desejável. É um clube que foi crescendo, é um clube grande e as equipas acompanharam esse desenvolvimento. Foram diminuindo as diferenças pelo crescimento do Braga, que é um clube de que gosto muito e de que tenho gratas recordações", salientou.
O treinador do Sporting lembrou ainda que a equipa tem vindo sempre a "correr atrás" dos resultados dos adversários para conseguir chegar ao objetivo europeu.
"Este jogo pode ser decisivo para a Europa mas também pode não ser. Uma derrota torna mais difícil e mais complicado o objetivo que queremos, mas não é definitivo", defendeu.
Jesualdo Ferreira reconheceu que o avançado Van Wolfswinkel, que na próxima época vai jogar nos ingleses do Norwich, pode ficar mais pressionado nos jogos que faltam pelo facto de já ter o seu futuro decidido.
"Vamos tentar que não seja mais pressionado, mas é uma porta aberta para que possa vir a ser. É uma situação que normalmente não é muito vulgar, mas estrategicamente o clube entendeu fazer. Tenho de proteger o jogador e esperar que o Ricky responda à altura das exigências", disse.
O treinador do Sporting confirmou ainda que deu o seu aval para a contratação a título definitivo do lateral esquerdo Joãozinho, que está emprestado pelo Beira-mar.
"É verdade que eu disse ao presidente Godinho Lopes que era importante conseguir que o Joãozinho fosse um ativo do Sporting, pela qualidade e pelo que pode vir a ser no futuro", explicou.
Para o jogo com o Sporting de Braga, o técnico não vai poder contar com o extremo André Carrillo, devido a uma infeção respiratória, e com o defesa Boulahrouz, que está sem ritmo competitivo depois de lesão, enquanto Miguel Lopes está em dúvida.
De regresso aos convocados, que vão ser divulgados no domingo, estará o médio holandês Schaars, depois de uma longa paragem por lesão, com Jesualdo Ferreira a confirmar que o jogador vai começar a partida no banco.
Tudo igual até ao fim da época
O treinador do Sporting, Jesualdo Ferreira, afirmou que conversou com o novo presidente do clube, Bruno de Carvalho, e que "tudo vai continuar igual" até ao final da época, confirmado que colocou o lugar à disposição.
"O organograma do que vai acontecer no futuro próximo não sei, até porque não tivemos tempo para isso. Apresentámo-nos, pois nunca tinha visto o atual presidente pessoalmente, e foi uma apresentação formal e tenho respeito pelo presidente. Não foi mais do que isto e vai tudo continuar igual até ao final da época", disse em conferência de imprensa.
O técnico confirmou ainda que colocou o seu lugar à disposição do recém-eleito presidente do Sporting, que sucedeu a Godinho Lopes.
"Disse ao presidente que estaria à vontade para decidir o que estendesse ser melhor para o Sporting e a decisão foi a que todos viram quando se referiu a mim e à minha equipa técnica", defendeu.
Bruno de Carvalho, eleito há uma semana e empossado na quarta-feira, já tinha dito que contava com Jesualdo Ferreira até final da época e, sobre o futuro, afirmou que está tudo em aberto.