
João Almeida
AFP
No primeiro teste de montanha na Volta a Espanha, o português comandou o lote dos favoritos à vitória final, vendo o companheiro de equipa Jay Vine ganhar a etapa. O norueguês Torstein Træen (Bahrain-Victorious) passou a líder da corrida, herdando camisola vermelha de Jonas Vingegaard
Corpo do artigo
O australiano Jay Vine (UAE Emirates) foi o mais forte no primeiro teste de montanha da Volta a Espanha, impondo-se isolado na chegada a Pal, Andorra, depois de 170,3 quilómetros, naquela que é já a sua terceira vitória em grandes Voltas.
No entanto, o grande golpe do dia surgiu na classificação geral, com o norueguês Torstein Træen (Bahrain-Victorious), segundo na etapa a 54 segundos, a vestir a camisola vermelha, beneficiando da fuga bem-sucedida que marcou a jornada.
Bruno Armirail (Decathlon AG2R) é agora segundo, a 31 segundos, e Lorenzo Fortunato (Astana) ocupa o terceiro posto. O antigo líder, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), chegou integrado no grupo dos favoritos e caiu para a 5.ª posição da geral.
O português João Almeida (UAE Emirates) foi protagonistas entre os candidato ao triunfo final, respondendo com autoridade aos ataques de Vingegaard e Ciccone na ascensão final, assumindo-se como líder declarado da equipa depois da quebra de Juan Ayuso, que não conseguiu seguir o ritmo.
Almeida terminou em 10.º na etapa e segue no 6.º lugar da geral, a 2m42s do novo camisola vermelha.
Amanhã a corrida regressa ao território espanhol, com uma etapa de 188 km entre Andorra la Vella e Cerler, com mais alta montanha e novo palco para os candidatos à vitória final.
