
A felicidade de David Gaudu no final da etapa
AFP
David Gaudu, francês da Groupama-FDJ, bateu Mads Pedersen e Jonas Vingegaard na meta. João Almeida terminou no mesmo tempo, subiu ao 11.º lugar da geral e segue apenas a 16 segundos da camisola vermelha Vingegaard.
Corpo do artigo
David Gaudu (Groupama-FDJ) surpreendeu e venceu hoje a terceira etapa da Volta a Espanha, impondo-se em Ceres após 134,6 quilómetros desde San Maurizio Canavese. O francês bateu ao sprint Mads Pedersen (Lidl-Trek), que parecia o grande favorito, e Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), terceiro.
João Almeida (UAE Emirates) voltou a estar entre os mais fortes. O português cruzou a meta em 28.º lugar, no mesmo tempo do vencedor, e subiu ao 11.º lugar da geral, a apenas 16 segundos do camisola vermelha Vingegaard.
A etapa foi animada pela longa fuga de Sean Quinn (EF Education-EasyPost), anulada a 18 quilómetros do fim, depois de mais de 100 em solitário. O derradeiro quilómetro foi decidido numa rampa de 2,6 km, onde o trabalho do Lidl-Trek deixou Pedersen em posição ideal, mas Gaudu aproveitou o embalo para conquistar a sua primeira vitória na Vuelta.
Na geral, Vingegaard manteve a liderança, mas agora com o mesmo tempo de Gaudu e oito segundos sobre Ciccone. Almeida está agora a 16 segundos do líder dinamarquês.
Esta terça-feira, na quarta etapa, o pelotão enfrenta um longa tirada: 206,7 quilómetros entre Susa e Voiron, ainda em território italiano. O percurso é menos montanhoso do que o dos dias anteriores, mas com terreno quebrado que poderá favorecer fugas de média distância uma decisão ao sprint.
