Giulio Pellizzari venceu, esta quarta-feira, a 17.ª etapa da Volta a Espanha, numa tirada em que os favoritos chegaram juntos ao Alto de El Morredero, com João Almeida a ceder nos instantes finais e a perder dois segundos para o líder da geral, Jonas Vingegaard, na véspera de um contrarrelógio que pode ser absolutamente decisivo na decisão da Vuelta 2025.
Corpo do artigo
Um dia após a organização da prova ter anulado a subida final, devido aos protestos pró-Palestina, a 17.ª etapa terminou onde era previsto, numa subida de primeira categoria e com estradas muito estreitas.
A UAE Emirates ficou, mais uma vez, sem qualquer ciclista a dar apoio a João Almeida - Juan Ayuso, por exemplo, abdicou mal começaram, as primeiras rampas -, e o português sentiu algumas dificuldades perante as mudanças de velocidade impostas, por exemplo, por Jai Hindley e Matthew Riccitello, mas protagonizou as famosas "almeidadas" e resistiu no grupo dos favoritos.
A quebra registou-se, apenas, nos derradeiros metros do Alto de El Morredero, com Pellizzari a celebrar a vitória, enquanto Thomas Pidccock e Jai Hindley ficaram com as outras bonificações. Vingegaard foi quarto e cortou a meta dois segundos antes de Almeida, tendo, agora, 50 segundos de vantagem sobre o português na geral.
Esta quinta-feira disputa-se o contrarrelógio de 27.2 quilómetros em Valladolid e o cilcista da A-dos-Francos tem uma bela oportunidade de tirar tempo do dinamarquês da Visma.