João Almeida sobe ao top 5 em dia de demonstração de força de Vingegaard no Tour
Português João Almeida ascendeu ao quinto lugar da Volta a França, após a realização da 11.ª etapa, ganha pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) num duelo com o camisola amarela Tadej Pogacar (UAE-Emirates).
Corpo do artigo
João Almeida subiu, esta quarta-feira, um lugar na classificação geral do Tour, seguindo agora no quinto posto, depois de ter sido sexto na 11.ª etapa da prova. O corredor português da UAE-Emirates superou o companheiro de equipa Juan Ayuso, que teve um dia mau, para ascender ao top-5 da corrida.
Com diversas contagens de montanha no percurso, a empolgante etapa sorriu ao dinamarquês Jonas Vingegaard, que teve uma ponta final em recuperação e levou a melhor sobre a meta no duelo com o atual camisola amarela, Tadej Pogacar (UAE-Emirates).
O esloveno atacou na penúltima subida, chegou a ter cerca de meio minuto de avanço, mas foi incapaz de demonstrar o poderio de outras jornadas, acabando por ser alcançado nos quilómetros finais pelo nórdico, mais forte no "sprint" a dois à chegada.
Pogacar continua, ainda assim, na liderança da corrida, pois viu Vingegaard, que está na terceira posição, ganhar-lhe apenas um segundo graças às bonificações. O vencedor das duas últimas edições do Tour está agora a 1.14 minutos do líder da prova.
Em segundo lugar, continua o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick-Step), que foi terceiro classificado na tirada, mas perdeu 25 segundos para Pogacar e Vingegaard. Primoz Roglic (Bora) está em quarto, a 2.15 minutos de Pogacar, seguindo-se João Almeida, a 4.20 minutos, e o espanhol Carlos Rodríguez (INEOS), a 4.40 minutos.