João Almeida ganha pela primeira vez numa grande Volta e sobe ao segundo lugar da geral do Giro, a 18 segundos do líder Geraint Thomas.
Corpo do artigo
João Almeida venceu, esta terça-feira, a 16.ª etapa da Volta a Itália, que ligou Sabbio Chiese a Monte Bondone, na distância de 203 quilómetros. Numa chegada em montanha, o ciclista português bateu na meta o inglês Geraint Thomas (INEOS), que vestiu de novo a camisola rosa, e subiu ao segundo lugar da geral individual.
Almeida, chefe de fila da UAE Emirates, estreia-se, assim, a ganhar uma tirada numa grande Volta e deu indicações de que pode lutar pela liderança nos próximos dias. O português atacou a oito quilómetros da meta e mais à frente acabou mesmo por deixar para trás o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), um dos grandes favoritos à vitória neste Giro, seguindo na parte final na companhia de Thomas.
Mais forte na chegada a Monte Bondone, João Almeida terminou em 5.53.27 horas, com o mesmo tempo do inglês, mas a bonificação de ter ganho a etapa permitiu-lhe reduzir de 22 para 18 segundos a diferença que o separa do camisola rosa. Roglic chegou em terceiro, a 25 segundos do português, e desceu ao lugar mais baixo do pódio na geral, a 29 segundos de Geraint Thomas e a 11 de João Almeida. O quarto é o italiano Damiano Caruso (Bahrain), já a 2.50 minutos do líder.
A Volta a Itália continua na quarta-feira, com uma etapa plana, mas as dificuldades regressam nos dois dias seguintes, ambos com final a subir e muitas contagens de montanha pelo meio. No sábado, o contrarrelógio individual da penúltima etapa, uma cronoescalada de 18,6 quilómetros, promete ser decisivo, sendo que, no domingo, a 21.ª e última etapa será de consagração para o vencedor, em Roma.
Classificações
16.ª etapa
1.º João Almeida (POR/UAE Emirates), 5:53.27 horas;
2.º Geraint Thomas (ING(INEOS), m.t.
3.º Primoz Roglic (ESL/Jumbo-Visma), a 25 segundos
4.º Edward Dunbar (IRL/Jayco), m.t.
5.º Sepp Kuss (EUA/Jumbo-Visma), a 1.03 minutos
Geral individual
1.º Geraint Thomas (ING(INEOS), 67:32.35 horas
2.º João Almeida (POR/UAE Emirates), a 18 segundos
3.º Primoz Roglic (ESL/Jumbo-Visma), a 29 segundos
4.º Damiano Caruso (ITA/Bahrain), a 2.50 minutos
5.º Edward Dunbar (IRL/Jayco), a 3.03 minutos