Paulo Bento optou por manter a maioria das escolhas do antecessor, Carlos Queiroz, mas não deixou de colocar um cunho pessoal em algumas apostas. João Pereira e Paulo Machado estreiam-se nas convocatórias, Patrício, Martins e Postiga regressam.
Corpo do artigo
O seleccionador definiu também quem será o dono da braçadeira. “O capitão é o Cristiano Ronaldo. Tem todas as condições para exercer o cargo. Mas não podemos pensar que ele vai resolver todos os problemas. Nem o vamos obrigar. O seu trabalho é extremamente importante, contamos com o seu talento, mentalidade e motivação, mas devemos aliviar-lhe a responsabilidade de vencer. Essa é toda minha”. Ricardo Carvalho será outro dos capitães, acrescentou.
Sobre a convocatória, Bento revelou que escolheu os 23 eleitos de acordo com uma base de princípios. “Estão relacionados com a qualidade, assiduidade e necessidade. No entanto, poderei chamar algum nomes se a selecção precisar, mesmo que não haja tanta assiduidade”.
Um dos futebolistas chamados, e que mais suscita curiosidade, é Paulo Machado, estreante absoluta no conjunto principal das quinas. “Já o conhecia dos tempos em que era júnior do F. C. Porto. É titular desde que chegou ao campeonato francês, tem uma média de 70 minutos por jogo. Pode ajudar-nos”, salientou. A chamada de João Pereira, outra estreia, está também relacionada com a os minutos acumulados esta temporada. “Tem jogado a um bom nível”.
Pepe novamente central
Por seu lado, regista-se o regresso de três jogadores, que há muito estavam afastados: Carlos Martins, Rui Patrício e Hélder Postiga. O benfiquista é um dos eleitos, apesar das polémicas do passado, assim como Silvestre Varela, futebolista em que nunca apostou quando estava no Sporting.
Outra revelação importante é a de que Pepe deve regressar, na selecção, ao eixo da defesa. “É central de origem e estará mais cómodo a jogar nessa posição. Gosta também mais de estar aí. Mas isso não será impeditivo de que possa actuar, em alguns momentos, como médio”.
Bosingwa ainda de fora
Ao contrário do esperado, Bosingwa não foi convocado, assim como Ricardo Quaresma. O lateral do Chelsea está recuperado de uma lesão no joelho, mas ainda não é opção. Por seu lado, o extremo do Besiktas magoou-se na última partida pelo seu clube. Por opção técnica, e relativamente à última convocatória de Agostinho Oliveira, ficaram de fora Yannick Djaló e Manuel Fernandes. Daniel Fernandes e José Castro, elementos habituais nas listas de Carlos Queiroz, também não mereceram uma aposta.
Coração quente e cabeça fria
A Dinamarca é o próximo rival. Paulo Bento lembra que, na última fase de qualificação, os nórdicos classificaram-se acima de Portugal no grupo. “Jogámos duas vezes com eles e não vencemos nenhuma partida. Hoje, é uma equipa que está outra vez mais confortável do que nós na tabela e vai jogar na expectativa. Será um adversário muito difícil, alguns dos seus futebolistas jogam nas ligas principais europeias. Vai exigir-nos coração quente e cabeça fria”.
Segundo o treinador, a preparação propriamente dita vai começar apenas na quarta-feira à tarde. “É um contexto difícil para se treinar, pois os jogadores do Sporting e do F. C. Porto jogam na segunda-feira. Terei de fazer a gestão física e, desse modo, apenas dois dias mais tarde terei todo o grupo à disposição”.
No final da conversa com os jornalistas, Paulo Bento enviou uma mensagem aos futebolistas e aos adeptos: “Não podemos gostar da selecção apenas nas fases finais”.
Os 23 convocados:
Eduardo (Génova, Itália), Beto (F .C. Porto, Portugal) e Rui Patrício (Sporting, Portugal).
Defesas: João Pereira (Sporting, Portugal), Sílvio (Sporting de Braga, Portugal), Rolando (FC Porto, Portugal), Ricardo Carvalho (Real Madrid, Espanha), Bruno Alves (Zenit de São Petesburgo, Rússia) e Fábio Coentrão (Benfica, Portugal).
Médios: Paulo Machado (Toulouse, França), Carlos Martins (Benfica, Portugal), João Moutinho (FC Porto, Portugal), Pepe (Real Madrid, Espanha), Miguel Veloso (Génova, Itália), Raul Meireles (Liverpool, Inglaterra) e Tiago (Atlético de Madrid, Espanha).
Avançados: Varela (FC Porto, Portugal), Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Espanha), Danny (Zenit de São Petesburgo, Rússia), Liedson (Sporting, Portugal), Hélder Postiga (Sporting, Portugal) Nani (Manchester United, Inglaterra) e Hugo Almeida (Werder Bremen, Alemanha).