Norte-coreanos dizem não ter condições para receber a partida de apuramento para o Mundial 2026. Surto bacteriano estará na origem do adiamento
Corpo do artigo
O jogo entre a Coreia do Norte e o Japão, relativo à fase de qualificação para o Mundial 2026, que deveria ser realizado na próxima terça-feira, em Pyongyang, foi adiado devido a "circunstâncias imprevistas".
A Confederação Asiática de Futebol (AFC) informou que o encontro, do Grupo B da zona asiática de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo, será disputado em terreno neutro, sem revelar o motivo, após a Coreia do Norte ter informado que não poderia receber o jogo entre as duas seleções.
"[A Coreia do Norte] disse-nos que o encontro não poderá realizar-se em Pyongyang e perguntaram-nos se poderia ser disputado no Japão", revelou, na quinta-feira, o presidente da Federação Japonesa de Futebol, Kozo Tashima, explicando que não tinha condições para aceitar o pedido de forma tão imediata.
Tal como a AFC, o líder federativo nipónico não revelou os motivos que levaram os responsáveis norte-coreanos a pedir a alteração do local do jogo, mas a comunicação social japonesa noticiou que está relacionado com o surto bacteriano, com infeções graves, que está a afetar o Japão.
O pedido da Coreia Norte foi efetuado na quinta-feira, após o jogo entre as duas seleções, disputado em Tóquio, que o Japão venceu por 1-0, com o contributo de Morita, médio do Sporting, que foi titular, saindo aos 58 minutos.