Jorge Fonseca conquistou, este domingo, a medalha de bronze na categoria de -100 kg no Grand Prix de Zagreb de judo, no Dom Sportova Sport Hall, garantindo o terceiro pódio para Portugal neste torneio
Corpo do artigo
No sábado, foi André Alves a conquistar a medalha de prata na categoria de -73kg. Um dia antes, Joana Ramos tinha terminado em segundo na prova de -52 kg.
Num dos dois encontros de atribuição da medalha de bronze, Jorge Fonseca bateu o argelino Lyes Bouyakoub, por ippon.
No total, Jorge Fonseca disputou quatro combates, perdendo apenas um, nos quartos de final, frente ao letão Jevgenijs Borodavko, por ippon.
O português acabou por ser repescado e garantiu um lugar num dos combates para o bronze depois de deixar pelo caminho, também por ippon, o húngaro Gergo Fogasy.
Ainda em masculinos, Célio Dias, em -90 kg, terminou em sétimo lugar, vencendo dois dos quatro combates que realizou.
Na ronda inicial, defrontou o atleta do Liechtenstein Mirko Kaiser, que o português venceu por yuko. Na segunda ronda, encontrou o suíço Ciril Grossklaus, e voltou a vencer por yuko.
Nos quartos de final, perdeu por ippon com o lituano Karolis Bauza. No derradeiro combate para o acesso à disputa de uma das duas medalhas de bronze, Célio Dias perdeu com o sueco Joakim Dvarby, por ippon.
Finalmente, na categoria feminina de -78 kg, Yahima Ramirez não conseguiu superar a primeira ronda, perdendo logo à primeira com a britânica Natalie Powell, por wazari.
"A seleção nacional teve resultados muito positivos, com a obtenção de bastantes pontos para a qualificação Olímpica do Rio de Janeiro 2016. Estão de parabéns os atletas e treinadores por mais esta participação de sucesso", disse o diretor técnico nacional, Rui Vieira, citado pela assessoria de imprensa da federação portuguesa.