O judoca português Jorge Fonseca vai lutar, este sábado, pela medalha de bronze na categoria de -100 kg dos I Jogos Europeus, depois de ter sido derrotado em Baku pelo holandês Henk Grol.
O português, de 22 anos e 24.º da hierarquia mundial, já tinha eliminado em combate anterior o segundo do mundo, mas frente ao experiente holandês (11.º), de 30 anos e que foi medalha de bronze em Londres2012 e Pequim2008, perdeu por 'waza-ari' (pontuação intermédia).
Jorge Fonseca tinha afastado, por 'ippon', o dinamarquês Frederik Joergense (63.º) e Elmar Gazimov, o azeri que é segundo do 'ranking' mundial e que contava com o apoio do público local.
Para a medalha de bronze, o judoca português vai defrontar o belga Toma Nikovorov, 12.º da classificação mundial.
Em maio, Jorge Fonseca conquistou a medalha de bronze no 'Grand Slam' de Baku - perdeu nas meias-finais precisamente para Gazimov - e no Grande Prémio de Zagreb, tendo obtido o mesmo metal em 2014 nos Europeus de sub-23, um ano após ter sido ouro na mesma categoria.
Portugal contabiliza nove medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Telma Monteiro, Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).
A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.
