
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) venceu, este sábado, a prova de Moto3 do Grande Prémio da Holanda em motociclismo de velocidade, superando o francês Fabio Quartararo (Honda) e o britânico Danny Kent (Honda).
Miguel Oliveira, que arrancou do sexto posto da grelha de partida, assumiu a liderança da prova logo na primeira volta, mas teve de se aplicar a fundo para registar o seu segundo triunfo nesta categoria, sofrendo forte oposição até à linha de chegada
Num ritmo impressionante, Oliveira tentou afastar-se da restante concorrência, mas, à exceção do espanhol Efrén Vázquez (Honda), que caiu logo na terceira volta, todos os outros favoritos mantiveram-se colados ao português e foram-se revezando na cabeça da corrida, com a melhor volta ao circuito ser batida consecutivamente.
O ritmo veloz imprimido pelos primeiros classificados provocou um corte na corrida, ficando sete pilotos isolados na frente: Miguel Oliveira, os italianos Enea Bastianini (Honda), Romano Fenati (KTM) e Fabio Quartararo (Honda), segundo no final da corrida, o británico Danny Kent (Honda), líder do mundial e terceiro na prova, o espanhol Jorge Navarro (Honda) e o sul-africano Brad Binder (KTM).
Com sete pilotos a lutar pela vitória, a alternância na liderança da corrida foi uma constante até final, principalnente com Fenati, Oliveira e Quartararo a dividirem o protagonismo, enquanto Danny Kent foi-se mantendo na expetativa, optando por atacar mais tarde, como já tinha sucedido na corrida anterior, em Montmelo, Espanha, que venceu.
Numa corrida emotiva, a entrada para a derradeira volta foi espetacular, com Oliveira a ultrapassar Navarro pelo interior e Quartararo a passar por fora.
Os dois pilotos mantiveram-se "colados" ao longo da volta e Miguel Oliveira, aproveitando todos os centímetros da pista, conseguiu superar Quartararo, festejando da melhor maneira a segunda vitória na sua carreira, depois de já ter vencido em Itália.
Depois deste Grande Prémio da Holanda, o oitavo do campeonato, Danny Kent lidera com 162 pontos, sendo seguido por Enea Bastianini com 108, enquanto Oliveira é terceiro e já está a apenas seis pontos do transalpino, contando 102, numa altura em que ainda faltam 10 provas para o termo do campeonato.
"Hoje foi uma corrida complicada. Depois do "warm-up" não tinha a certeza se conseguia lutar pela vitória. Fiz um bom arranque, consegui confiar em mim mesmo e liderar algumas voltas. No final, tentei colocar-me na posição perfeita para poder ultrapassar e defender a minha posição na última travagem", disse Miguel Oliveira no final, citado pela sua assessoria de imprensa.
O "motard" luso revelou estar "muito contente" por si e pela sua equipa e destacou a dificuldade da corrida: "Foi uma corrida longa, difícil de manter a concentração. Hoje, com o vento, tínhamos de ir muito concentrados para não perder tempo. Liderar foi complicado, mas isso fez-me perceber que tinha de ir em segundo ou em terceiro para lutar pela vitória, e consegui! Estou muito feliz por mim e pela minha equipa", acrescentou o piloto de Almada.
A próxima prova do campeonato, o Grande Prémio da Alemanha, está agendada para 12 de julho, no circuito de Sachsenring.
