Basta observar o onze que Portugal utilizou, no último jogo internacional, frente à Noruega, para se perceber a influência do empresário Jorge Mendes na selecção nacional: apenas Sílvio não pertencia à lista de jogadores agenciado pelo maior empresário do mundo do futebol.
Corpo do artigo
Eduardo não é oficialmente representado por Jorge Mendes, mas a verdade é que, graças à sua intervenção, joga no Génova. De resto, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Miguel Veloso, Tiago, Manuel Fernandes, Raul Meireles, Nani, Hugo Almeida e Quaresma são todos futebolistas que pertencem à sua carteira. Ora, com a chegada de Paulo Bento ao comando das quinas, é inegável que Jorge Mendes reforça posição junto da Federação Portuguesa de Futebol.
Naquela lista de jogadores, faltam, claro, Cristiano Ronaldo, Pepe, Fábio Coentrão e Duda, que não jogaram na Noruega, devido a lesão.
A posição de Jorge Mendes foi cimentada, ao longo dos anos, com outros nomes, como Deco, Simão e Paulo Ferreira, que já abandonaram o conjunto das quinas, e até Luiz Felipe Scolari recorreu aos seus conselhos, quando se mudou para o Chelsea.
No Europeu de 2008, o empresário tinha apenas onze jogadores na selecção, mas, em dois anos, adquiriu mais cinco - Bruno Alves, Hugo Almeida, Miguel Veloso, Danny e Fábio Coentrão. Assim, passou a deter a representação sobre 16 dos 24 jogadores convocados por Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul.
Aproveitando a visibilidade dos craques, Jorge Mendes criou a Polaris Sports, empresa que cuida dos direitos de imagem dos futebolistas e que é gerida por Bárbara Vara, filha de Armando Vara. Cristiano Ronaldo, a imagem de marca de Jorge Mendes, é, obviamente, a principal arma da Polaris, e a sua influência é tão grande que os colegas acabam por beneficiar de várias campanhas publicitárias, dado que CR7 não pode acorrer a todas...
Há um ano, um estudo do "Futebol Finance" revelava que Mendes possuía uma carteira de atletas avaliada em 405 milhões de euros, composta por 75 jogadores, com um valor médio de cada fixado em 5,4 milhões de euros.