O livro “Relato de Futebol, narração na rádio, TV e Internet", do jornalista Pedro Azevedo, foi apresentado, esta segunda-feira, no auditório da Associação de Futebol do Porto como uma obra de referência na Comunicação Social moderna. Seguem-se iniciativas idênticas em Lisboa e em Faro.
Corpo do artigo
Depois das apresentações na Póvoa de Varzim, de onde é natural, e na Póvoa de Lanhoso, Pedro Azevedo apresentou a obra na Invicta, no auditório da Associação de Futebol do Porto. O presidente José Neves acolheu esta iniciativa, destacando a ligação com o jornalista da Rádio TSF e Rádio Renascença, que vem narrando atualmente os jogos na Sport TV. “O Pedro Azevedo é uma voz incontornável da rádio e da televisão em Portugal e este livro fez-me regressar à infância e a uma altura em que imitava os relatos do Ribeiro Cristóvão e de outros grandes mestres do passado”, sublinhou José Neves.
Lopes de Castro, editor do livro, destacou a obra “como a primeira nesta matéria em língua portuguesa, que vale a pena ler, com uma componente técnica, que vai ser importante para o futuro e para os alunos, porque tem muitas referências que podem ser aproveitadas para investigações futuras. Este livro transporta ainda tecnologia, tem 40 QR-Codes para escolher relatos, ou partes de relatos, e é uma verdadeira fonte de conhecimento”.
Por último, Hermínio Loureiro, ex-autarca e dirigente desportivo, apresentou o livro. "O Pedro Azevedo não imita ninguém, tem o seu estilo próprio, é uma voz da rádio e da televisão e uma referência. O relato de futebol é uma arte, quem gosta de futebol não se consegue imaginar sem relato. O relato não vai morrer, é como os livros, não vão morrer, e o relato já evoluiu para a televisão e para a Internet, foi o relato que conquistou os outros órgãos de comunicação”, sublinhou.