José Gomes Mendes tomou posse nesta sexta-feira como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal.
Corpo do artigo
Candidato único ao cargo, foi eleito na sequência da Eleição Intercalar, anunciada no passado dia 19 de junho e realizada esta sexta-feira no Auditório João Aranha, na sede do organismo, no Porto.
Com 61 anos, inicia funções para o período remanescente do mandato correspondente ao quadriénio 2023-27. "Integrar este grande movimento do futebol português é um privilégio, mas também uma enorme responsabilidade", revelou.
José Gomes Mendes é Professor Catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho e Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais. É engenheiro civil, doutorado e Agregado em Ordenamento do Território pela Universidade do Minho e completou programas executivos nas Universidades de Oxfor, Harvard, San Francisco e ISCTE. Detém o título de Engenheiro Conselheiro, o mais alto nível atribuído pela Ordem.
Liderou a Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal entre 2014 e 2015. Depois disso integrou o Governo, como Secretário de Estado do Ambiente, Secretário de Estado da Mobilidade e Secretário de Estado do Planeamento, sendo também Deputado à Assembleia da República.
O presidente do Conselho Fiscal será Carlos Manuel Branco. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. Profissionalmente, começou por seguir a carreira de consultoria no âmbito da Divisão de Impostos em várias empresas, assumindo cedo a posição de Diretor da Divisão de Impostos da KPMG.
Américo Pires vai ser o presidente do Conselho Jurisdicional. É docente do Ensino Superior na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e na Universidade Portucalense, conta ainda com o Curso de Defesa Nacional.