
José Mourinho destacou vitória justa e boa exibição
Foto: Mário Vasa
Treinador do Benfica elogiou a forma como a equipa executou o plano de jogo na vitória (2-0) frente ao Nápoles, destacando a inteligência tática, a exploração dos espaços e a solidez coletiva, José Mourinho ainda manifestou confiança nos estreantes Tiago Freitas e José Neto.
José Mourinho mostrou-se satisfeito com a exibição do Benfica no triunfo por 2-0 frente ao Nápoles, no Estádio da Luz, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga dos Campeões. O treinador realçou o cumprimento do plano estratégico, a atitude coletiva e o crescimento competitivo da equipa.
Confrontado com a qualidade da exibição, Mourinho afirmou: "Começámos muito, muito bem. O que preparámos, aconteceu e acho que os jogadores interpretaram o jogo muito bem, com espírito e coesão para defender que é exigido. Depois, souberam explorar os espaços. Fizemos um grande jogo, é uma grande vitória que nos mantém na luta. São dois jogos de dificuldade máxima, com Juventus e Real Madrid, como este era, mas estamos lá".
O treinador destacou ainda o papel dos jogadores na execução do plano: "Nós, treinadores, na maioria das vezes, acertamos nas escolhas, mas são os jogadores, lá dentro, que fazem com que as escolhas pareçam boas ou que nós pareçamos uns fracassados com essas escolhas. Conheço bem o Antonio [Conte] e o Nápoles e, cada vez mais, os meus jogadores. O Ivanovic trabalhou imenso para a equipa. A equipa foi inteligente, foi muito forte. O mérito é dos jogadores, fizeram um trabalho extraordinário".
Sobre Tiago Freitas e José Neto, lançados na parte final, Mourinho sublinhou a confiança nos jovens: "Confio neles e, se tivessem de jogar, jogariam. Se houvesse um problema com o Dahl, era o Zé [José Neto] que entraria e, se houvesse um problema com o Ríos, seria o Freitas a entrar, até pela capacidade física e de cobrir espaços grandes. No final, era preciso pedalar e também quebrar o ritmo de jogo, ter gente forte no jogo aéreo, e tanto o Freitas como o Neto têm essa capacidade. É perfeito para eles. Estrearem-se na primeira equipa do Benfica é top, fazê-lo na Champions, ainda melhor, fazê-lo na Luz, melhor ainda, e a ganhar é o auge".
Richard Ríos, autor do primeiro golo, sublinhou o espírito do grupo: "Tivemos uma mentalidade forte. Sabíamos que se não vencêssemos ficaríamos de fora. (...) Continuo a crescer graças aos meus companheiros, à equipa, mas ainda tenho muito para acrescentar",
Leandro Barreiro, que fez o 2-0, destacou a importância da noite: "Foi um grande jogo que fizemos, uma vitória importante. (...) É um sonho jogar na Liga dos Campeões e no Benfica".
Franjo Ivanovic, titular e decisivo na pressão alta, considerou esta uma das melhores atuações da época: "Foi, talvez, um dos nossos melhores jogos esta temporada. Jogámos muito bem coletivamente e com muito caráter".

