O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, e o deputado do CDS João Almeida são duas das personalidades que assinaram uma petição lançada pela Juventude Social Democrata (JSD), em que defende a valorização do jovem atleta português.
Corpo do artigo
Com esta petição, a JSD pretende "promover um debate público sobre a valorização dos jovens atletas portugueses nas mais diversas modalidades desportivas".
Após a recolha das assinaturas, a petição será apresentada à Assembleia da República, ao Governo, às autarquias, ao Comité Olímpico de Portugal, euro-deputados portugueses, federações e associações, atletas e dirigentes desportivos, entre outros.
Esta petição da JSD surge numa altura em que a selecção portuguesa de futebol de sub-20 garantiu a presença na final do mundial da categoria, que disputa no sábado diante do Brasil, repetindo a final de há 20 anos, em que o conjunto luso, na altura com nomes como Luís Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, derrotou os "canarinhos" no desempate por grandes penalidades.
O percurso de Portugal voltou a lançar o debate das poucas oportunidades que são concedidas aos jovens jogadores portugueses nas equipas nacionais.