Antigo presidente do Vitória Guimarães anunciou que não entra na corrida à sucessão de Pedro Proença. "Só é possível se a nova liderança poder governar num clima de grande sintonia e união dos seus associados, os clubes", adianta. José Mendes e Reinaldo Teixeira são, para já, os únicos candidatos à Liga Portugal.
Corpo do artigo
Júlio Mendes emitiu um comunicado a confirmar que desistiu da candidatura à Liga Portugal, explicando que "o sucesso de qualquer programa para os próximos anos da Liga Portugal só é possível se a nova liderança poder governar num clima de grande sintonia e união dos seus associados, os clubes". Por isso, destaca, "deve haver consenso no desiderato comum para o bem do futebol profissional, e resistência a uma recente pulsão centralizadora que dilua a autonomia das sociedades desportivas, revertendo tudo o que se conquistou ao longo de quase cinquenta anos".
Dentro desse cenário, o antigo presidente do Vitória Guimarães revela que "o surgimento de mais um candidato implicará uma disputa eleitoral a três que provocará graves cisões". Por isso, resolveu afastar-se. "Criará um terreno fértil ao desenvolvimento de uma estratégia de “dividir para reinar”, enfraquecendo a futura liderança. Para este cenário não estou disponível para contribuir", sublinhou.
As eleições na Liga Portugal estão marcadas para 21 de abril.