Juventude de Viana volta a apostar na formação. Projeto iniciado em 2017 já conta com 50 atletas
Corpo do artigo
O Pavilhão Municipal da Meadela é o ponto de encontro. As camadas jovens da Associação Juventude de Viana o ponto de partida. Juntos, originam uma espécie de renascimento. A verdade é que já lá vão longe os tempos em que este clube minhoto tinha na formação o sustento da equipa sénior.
Os anos foram passando e com eles aumentou a vontade de recuperar a juventude, no sentido literal do termo. Em setembro de 2017, aquilo que era desejo transformou-se em realidade e, agora, o objetivo é evoluir cada vez mais. "Sentimos que para o clube crescer teria de ser num projeto solidificado desde a base. Em tempos já tivemos formação, mas acabou por se extinguir. Estamos na segunda época com este projeto e com grandes expectativas. Já temos cerca de 50 atletas", começou por dizer Rui Natário, presidente do Juventude de Viana.
No pavilhão há duas balizas, uma em cada extremidade, mas os golos ficam para depois. Perna após perna, o patinar mistura-se, a espaços, com gritos, sorrisos e brincadeiras. Entretanto, Luciano Amorim dá o alerta que o treino está prestes a acabar. Numa correria a criançada despe coletes, arruma bolas e cones no saco e forma um círculo no meio do campo. O que era azafama transforma-se em silêncio. A ideia é que treinadores e jogadores seniores do Juventude de Viana interajam com a formação e lhes passem princípios e valores, que não são exclusivos do hóquei em patins, mas sim do desporto em geral e também da vida.
"O principal objetivo é formar homens e depois bons atletas. Não pensamos já nas vitórias. Queremos atrair e cativar mais jovens para podermos criar os restantes escalões de formação. A partir daí, poderemos pensar em ganhar", disse Luciano Amorim, de 47 anos, que assume as funções de coordenador e treinador. A presença da equipa sénior na 1.ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins serve de catalisador. Para Rui Natário, o contacto regular com os "ídolos" proporciona experiências únicas aos atletas. "Qualquer destes miúdos sonha em chegar à posição de qualquer um dos seniores. Sem dúvida que ter uma equipa que joga num campeonato com os melhores jogadores da modalidade é um fator motivacional não só para eles trabalharem como também para aparecerem novos miúdos", afirmou o presidente do Juventude de Viana.
O objetivo está traçado: criar todos os escalões de formação e alimentar os seniores com os frutos desse trabalho. E nesse caminho longo de se percorrer, a criação da equipa sub-15, prevista para a próxima época, será mais um grande passo.
Fundação: 1976
Sócios: 320
Atletas na formação: 50
Treinos: terça-feira, quinta-feira e sábado
Horários: das 19h às 21 horas; das 17.30h às 21 horas e das 9h às 11 horas
Mensalidade: 10 euros