Cinco pilotos portugueses correm este fim de semana as 24 horas de Le Mans, França, com destaque para Pedro Lamy, Peugeot 908, que se assume como candidato à vitória na mais emblemática prova de automobilismo de resistência.
Corpo do artigo
"Vencer as 24 Horas de Le Mans é o sonho de qualquer piloto. Em termos de fiabilidade, julgo que poderemos contar com um excelente carro e a equipa tem todas as hipóteses de lutar pela vitória" na classe rainha, a LMP1, disse Pedro Lamy, citado pela assessoria de imprensa na Peugeot.
Partilhando o volante do Peugeot 908 n.º 9 com os franceses Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud, Lamy que já fez um 2.º lugar em 2007, ano em que conquistou a "pole position", disse acreditar que a equipa tem "todas as hipóteses de superar a concorrência" depois de "muitos meses de preparação e muitos quilómetros de testes".
A equipa francesa, assumida candidata ao pódio, a par da rival alemã Audi (R18 TDI), percorreu mais de 45 mil quilómetros ao longo de 15 testes de preparação para a 79.ª edição da mítica prova francesa.
No primeiro confronto da época na categoria, a Peugeot bateu a Audi ao alcançar os dois primeiros lugares nos mil quilómetros de Spa-Francorchamps, Bélgica.
A classe principal -- LMP1 -- vai contar com uma equipa portuguesa, a Quifel--ASM Team, liderada por Miguel Pais do Amaral, ao volante do Zytek 09 SC n.º 20, na companhia do francês Olivier Pla e do britânico Warren Hughes.
Em declarações à assessoria de imprensa da equipa, Pais do Amaral salientou "a crescente capacidade técnica" da equipa, defendendo, todavia que "ninguém consegue brilhar em Le Mans quando a sorte não ajuda".
A equipa "merece uma pontinha de sorte que faltou nas duas primeiras corridas da época", disse.
Os responsáveis técnicos da equipa portuguesa sublinharam que a Quifel ASM Team quer "lutar diretamente com as mais fortes equipas não oficiais da classe rainha e vencê-las".
Na categoria LMP1 vai ser ainda possível assistir à prova de um terceiro piloto português, Tiago Monteiro, que vai conduzir, conjuntamente com os franceses Guillaume e Pierre Ragues, o OAK Pescarolo-Judd n.º15, da equipa francesa OAK Racing.
Na classe LM P2 João Barbosa vai alinhar pela equipa norte-americana Level 5 Motorsprot, aos comandos do Lola Coupe-Honda Performance Development n.º 33, fazendo equipa com Scott Tucker (Estados Unidos) e Christophe Bouchut (França).
Na pista de La Sarthe estará também o português Rui Águas, ao volante do Ferrari 458 Italia n.º 71 da equipa italiana AF Corse, que repartirá a condução ao longo das 24 horas de prova com o piloto transalpino Robert Kauffman e com o norte-americano Micahel Waltrip.
A prova francesa arranca às 15 horas de sábado (14 em Portugal continental) e termina 24 horas depois.
Os treinos livres e de qualificação iniciaram-se na noite de quarta-feira (entre as 22 e 24, hora local) e prosseguem quinta-feira, com duas sessões: A primeira das 19 às 21 horas e segunda entre as 22 e as 24 horas.
A "warm up" vai realizar-se das 9 às 9.45 horas de sábado, iniciando-se os procedimentos de formação da grelha de partida, onde vão estar 56 carros, 40 minutos antes da partida.