O Sporting qualificou-se ontem para a fase de grupos da Liga Europa, mercê de uma excelente vitória por 3-0, ante o Brondby, na Dinamarca. Os leões deram a volta ao mau resultado de Alvalade, graças a terem sempre marcado no momento certo.
Foi a primeira vez que o clube lisboeta conseguiu inverter uma desvantagem de 0-2 na primeira mão e muito poucos se atreveriam a admitir esse cenário antes do encontro. E quem visse quase toda a primeira parte do que se passou em Copenhaga, também duvidaria que tal fosse possível. Mas tal como Paulo Sérgio apregoara, chegaria o momento em que a equipa conseguiria aproveitar as oportunidades de golo a seu favor. Felizmente, aconteceu ontem, contribuindo para o “milagre” de anular uma desvantagem que, habitualmente, é mortífera.
O treinador optou por mudar o esquema táctico, passando do 4-3-3 com que tinha defrontado o Marítimo para o 4-4-2. Até ao primeiro golo, o conjunto não jogou bem, à semelhança de partidas anteriores. O jogo não era fluído e falhava a capacidade de pressing. No entanto, os dinamarqueses também mostraram fraquezas. O golo de Evaldo, no cair dos 45 minutos iniciais, foi o mote para o apuramento. Foi no “timing” certo, pois permitiu que a equipa pudesse finalmente respirar, no campo psicológico.
Porém, o Brondby cresceu muito após o intervalo, assinando dez minutos terríveis. Kristiansen, Larsen e Bischoff quase marcaram... Os portugueses conseguiram depois estabilizar e partiram para a resolução da eliminatória, que contou com a ajuda de Anderssen. A 13 minutos do final, Nuno Coelho rematou de longe e a bola passou entre as... mãos do infeliz guarda-redes. Um presente inesperado mas a saber a mel.
Confiante, a equipa jogou, a partir de aí, de forma diferente, mais personalizado e sem as precipitações habituais. Quando todos já pensavam no prolongamento, Djaló efectuou um chapéu magnífico e acabou com o jogo.
O Sporting marcou sempre nos momentos certos, mesmo que com alguma sorte, mas mereceu a passagem porque é bastante superior ao Brondby. E os jogadores cumpriram o que prometeram: João Pereira vai poder jogar mais encontros da Liga Europa, esta temporada.
