Histórico emblema de Leça da Palmeira traça como objetivo inicial ter três dezenas de atletas que possam integrar duas equipas de sub-12 e sub-16 para competir já na próxima época.
Corpo do artigo
Seguindo uma tendência cada vez mais crescente, o histórico Leça está a criar uma secção de futebol feminino, através do Leça Academia 1912, e a captar atletas, nascidas entre 2009 e 2019, para se juntarem ao projeto.
O objetivo inicial é ter, pelo menos, 30 jogadoras a praticar a modalidade no clube, de modo a que possam ser criadas duas equipas, de sub-12 e sub-16, que possam competir já na próxima época.
"O futebol feminino é cada vez mais uma realidade, e enquanto clube centenário sentimos a necessidade de abrir as portas do clube a todas as meninas de Leça e Matosinhos para terem oportunidade de jogar no clube do coração", partilhou, ao JN, Pedro Sousa e Silva, diretor do Leça Academia 1912.
O dirigente revela que o projeto "já está a ser pensado há dois anos" e pretende agora implementá-lo "o mais rápido possível", até porque há emblemas vizinhos que já seguiram esse caminho.
"A nível de formação [setor masculino] temos 380 atletas e todos os anos temos vindo a crescer. Queremos acompanhar essa evolução também a nível do futebol feminino, agregando mais esta valência à história do clube", explica Pedro Sousa e Silva.
Para isso, o Leça Academia está a publicitar localmente e nas redes sociais o projeto e já tem quatro atletas a participar em treinos, um número que espera que, ainda este semana, possa crescer.
"Queremos acreditar que com o fim do ano letivo nas escolas se abrirá oportunidades para termos ainda mais atletas a praticar futebol feminino no Leça", completa o responsável.
Todos os interessados em juntar-se ao projeto devem dirigir-se à secretaria do clube, situada no estádio, que funciona de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 19.30 horas, onde serão dados todos os detalhes.