Clube do Mar resistiu à pandemia e procura ter um papel social e cívico, além da parte desportiva.
Corpo do artigo
Foi um treino diferente. Ao contrário do habitual, a equipa de sub-17 do Leixões treinou no relvado do Estádio do Mar e, entre pedidos de concentração e dicas da equipa técnica, a alegria dos jogadores era notória, ou não estivessem a fazer o que mais gostam, num percurso intermitente por causa da pandemia.
O Leixões é o clube português com mais jogadores masculinos federados, desde os sub-5 aos seniores. E o segredo do sucesso que dá tanto orgulho ao clube de Matosinhos é a dedicação, mesmo quando o Mundo foi obrigado a parar e a adaptar-se a uma realidade longe dos relvados.
"O Leixões é um clube de referência e todos querem jogar aqui. Durante a pandemia, juntamente com os treinadores, não os abandonámos. Criámos sempre alternativas, uma vez que houve dois confinamentos e nunca perdemos o contacto com eles. Com treinos online e vários jogos e desafios, não houve desmobilização. Tanto que quando regressámos, acabámos por receber mais jogadores de outros clubes. Aumentámos os atletas nas diferentes equipas", conta, ao JN, José Manuel Ferreira, coordenador do futebol de formação.
Já o presidente Jorge Moreira destaca o regresso às origens dos leixonenses, que não fecham as portas aos atletas, e, mais do que o talento, apoiam a inclusão social num clube que também pretende ser visto como uma família.
"O Leixões tem um papel determinante na comunidade local, na vertente desportiva, social e cívica. Destacamos a inclusão social, a igualdade de oportunidades para todos e queremos permitir que os jovens tenham um estilo de vida saudável e boas práticas desportivas", adianta o líder do clube. "Aqui existe a transmissão de valores fundamentais para a formação dos atletas enquanto cidadãos e não podemos descurar a importância de semear o Leixões, pelo que temos o desiderato de converter o atleta em adepto e este último em associado", vinca Jorge Moreira.
Leixões Sport Club
Fundação: 1907
Local de jogos: Estádio do Mar
Sócios: 3700
Número de atletas: 627