A gala Liga Portugal Awards distinguiu, esta quarta-feira, os melhores de 2024/25, com o bicampeão Sporting a ter os melhores Jogador (Gyokeres), treinador (Rui Borges) e Jovem Jogador (Quenda). Pinto da Costa, Diogo Jota, Jorge Costa e Joaquim Oliveira, entre muitas as personalidades desaparecidas, foram recordados e distinguidos na cerimónia.
Corpo do artigo
A terceira edição da Liga Portugal Awards, que decorreu na nova sede do organismo, no Porto, premiou os melhores da época 2024/25 nas competições profissionais (Liga e Liga 2), distinguiu caras conhecidas pelo que deram, e continuam a dar, ao futebol português e lembrou figuras ímpares recentemente desaparecidas.
O bicampeão Sporting acabou por monopolizar as distinções referentes ao último campeonato, com Gyokeres (hoje no Arsenal), Rui Borges e Quenda a receberem os prémios de melhores Jogador, Treinador e Jovem Jogador, respetivamente. O golo do ano foi para Elves Baldé, ao serviço do Farense.
Na Liga 2, Diogo Nascimento (ex-Vizela) levou para casa dois prémios (Jogador e Jovem Jogador) e a promoção do Tondela valeu o de Melhor Treinador a Luís Pinto, hoje no Vitória de Guimarães. O melhor golo foi atribuído a Jô Batista (Chaves).
Momento marcante da gala foi o "In Memorian", em que foram lembradas muitas figuras que partiram este ano, entre as quais Pinto da Costa, histórico presidente do F. C. Porto e da Liga, que recebeu o Prémio Homenagem (entregue ao filho Alexandre), João Rodrigues, antigo líder da FPF, os internacionais Diogo Jota (e o irmão André Silva) e Jorge Costa, Aurélio Pereira, o homem que descobriu Cristiano Ronaldo, e o empresário Joaquim Oliveira, distinguido com o prémio Liga Para Todos.
Cristiano Ronaldo (The Best of All Time), Roberto Martínez (Prestígio), Pepe (Liga Portugal), PSG (Mérito Desportivo), Fundação Benfica (Responsabilidade Social), Nani e Quaresma (Hall of Fame) também foram premiados.
Prémios 2025
Jogador do ano Liga: Viktor Gyokeres
Treinador do ano Liga: Rui Borges
Jogador jovem Liga: Geovany Quenda
Golo do ano Liga: Elves Baldé
Jogador do ano Liga 2: Diogo Nascimento
Treinador do ano Liga 2: Luís Pinto
Jogador jovem Liga 2: Diogo Nascimento
Golo do ano Liga 2: Jô Batista
Prémio Homenagem: Pinto da Costa
Prémio Responsabilidade Social: Fundação Benfica
Prémio Liga Portugal: Pepe
Prémio Prestígio: Roberto Martínez
Prémio Mérito Desportivo: PSG (dos portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Gonçalo Ramos e Luís Campos)
Prémio Hall of Fame: Nani e Quaresma
Prémio The Best of All Time: Cristiano Ronaldo
Prémio Liga para Todos: Joaquim Oliveira