Atacante portista pode ter a pré-temporada em risco, devido ao problema num pé sofrido na seleção de sub-21
Corpo do artigo
A época de Fábio Vieira chegou oficialmente ao fim após o último compromisso da seleção de sub-21, anteontem, diante da Grécia, mas é a hipótese de o atacante não estar a 100% na próxima pré-temporada que está a gerar preocupação no Dragão.
O jovem talento portista sofreu uma lesão num pé, há pouco mais de uma semana, na partida dos sub-21 com a Bielorrússia, e ficou de fora das opções de Rui Jorge nos dois jogos seguintes, frente ao Liechtenstein e à Grécia. A lesão não chegou a ser pormenorizada pela equipa médica federativa e Fábio manteve-se no estágio da seleção, mas ao F. C. Porto chegaram sinais de que o problema físico pode ter alguma gravidade.
O jogador irá, agora, gozar um período de cerca de três semanas de férias e, antes do descanso, ainda deverá deslocar-se ao Olival para ser avaliado. Recorde-se que a nova época dos dragões começa a 1 de julho, mas os internacionais que estiveram ao serviço das seleções têm autorização para se apresentarem apenas no dia 5.
Números de alto nível
O jogo com a Bielorrússia, no qual marcou dois golos antes de sair lesionado, a meio da segunda parte, acabou mesmo por trazer um ponto final à melhor temporada da carreira de Fábio Vieira, que fez 39 jogos no F. C. Porto e mais oito na seleção de sub-21.
Ao serviço dos dragões, o avançado ajudou à conquista do campeonato e da Taça de Portugal, com sete golos e impressionantes 16 assistências, 14 das quais na Liga portuguesa. Nos sub-21, marcou sete golos e fez três passes decisivos, na campanha que culminou com o apuramento de Portugal para Euro 2023.
Durante a época que agora termina, Fábio viveu ainda outro ponto alto, em novembro passado, com o anúncio da renovação de contrato com o F. C. Porto, até junho de 2025.