O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que tinha partido da "pole position", venceu, este domingo, o Grande Prémio da Malásia, segunda prova do Mundial de Fórmula 1.
Corpo do artigo
Hamilton, campeão mundial em 2008, superou os alemães Nico Rosberg, colega de equipa na Mercedes e vencedor da prova inaugural, na Austrália, e Sebastien Vettel (Red Bull), tetracampeão mundial, que completaram o pódio.
Na Austrália, tanto Hamilton como Vettel tinham desistido por problemas mecânicos.
uma corrida que dominou desde o início (tinha garantido a "pole position" na véspera, a 33.ª da carreira), Hamilton alcançou a 23.ª vitória do currículo e o 55.º pódio, num total de 131 grandes prémios disputados desde 2007.
Hamilton completou as 56 voltas (310,4 km) ao circuito internacional de Sepang em 1:40.25,974 horas, deixando Rosberg a 17 segundos e Vettel a 24.
"Foi incrível. Sinto-me muito grato por esta vitória, em particular depois da tragédia que ocorreu há três semanas. Quero dedicar este triunfo a todas as vítimas e às suas famílias", afirmou Hamilton no final, em referência ao acidente do Boeing da Malaysia Airlines.
Antes da corrida, pilotos e espetadores respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente do Boeing da Malaysia Airlines, que terá caído no Oceano Índico a 08 de março.
O primeiro ministro da Malásia, Najib Razak, e o "patrão" da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, cumpriram o minuto de silêncio na linha de partida da segunda prova do Mundial.
"Os nossos pensamentos estão com os desaparecidos, os que amamos e os socorristas incansáveis", disse um dos "speakers" do circuito, antes de tocar o hino da Malásia. Os pilotos colocaram um adesivo nos capacetes com a inscrição "rezem pelo [Boeing] MH370".
Com duas corridas disputadas, Nico Rosberg lidera o Mundial de pilotos, com 43 pontos, mais 18 que Hamilton.
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que terminou em quarto lugar em Kuala Lumpur, segue na terceira posição, a 17 pontos do líder. Vettel é sétimo, com 15 pontos.
A próxima prova do Mundial, o Grande Prémio do Bahrain, está agendada para 06 de abril, no circuito de Sakhir.