O piloto britânico Lewis Hamilton (McLaren) venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1, e ascendeu à liderança do campeonato.
Corpo do artigo
Na segunda posição ficou o francês Romain Grosjean (Lotus) e no terceiro posto o mexicano Sergio Perez (Sauber). O espanhol FErn ando Alonso, antigo líder do campeonato, foi quinto e desceu à segunda posição do campeonato com 86 pontos, menos dois do que o novo comandante.
Com esta vitória, Hamilton, campeão do Mundo em 2008, tornou-se no sétimo piloto diferente, em sete corridas, a vencer um grande prémio na presente temporada.
Campeão do Mundo em 2008, Lewis Hamilton conquistou o primeiro triunfo em 2012, cruzando a meta no circuito Gilles Villeneuve à frente do francês Romain Grosjean (Lotus) e do mexicano Sergio Pérez (Sauber), que somou o segundo pódio do ano.
A temporada promete ser umas das mais equilibradas dos últimos anos, tendo Hamilton sucedido ao compatriota e colega de equipa Jenson Button (vencedor na Austrália), ao espanhol Fernando Alonso (Malásia), ao alemão Nico Rosberg (China), ao também germânico Sebastian Vettel (Barein), ao venezuelano Pastor Maldonado (Espanha) e ao australiano Mark Webber (Mónaco).
O triunfo em Montreal permitiu a Lewis Hamilton ascender à liderança isolada do Mundial, com 88 pontos, apenas mais dois do que Fernando Alonso (Ferrari) e três do que Vettel (Red Bull), bicampeão do Mundo.
Alonso, anterior comandante, deixou fugir nas últimas voltas a possibilidade de vencer e até de terminar o Grande Prémio do Canadá no pódio, depois de uma má opção, quando realizou uma única paragem na boxe para mudar de pneus, tendo concluído as 70 voltas em quinto lugar e com os pneus do seu Ferrari muito degradados.
Em quarto classificou-se Vettel, que saiu da primeira posição da grelha de partida no circuito canadiano, assinando a 32.ª "pole position" da sua carreira.
Vettel deixou o comando para uma paragem na boxe na 16.ª volta e Hamilton optou por também parar três voltas depois, enquanto Alonso assumiu a primeira posição.
Concluídas 23 voltas, o britânico liderava com uma vantagem de 2,1 segundos sobre Alonso, pressionado por Vettel.
Hamilton foi aumentando a diferença para Alonso, que voltou a assumir o comando na volta 50, beneficiando de mais uma paragem do inglês na boxe.
A oito voltas do final da corrida, Lewis passou o segundo, Vettel, e começou a acossar Alonso, já a evidenciar problemas de pneus no seu Ferrai.
Na volta 64, Hamilton recuperou a primeira posição, para não mais a largar até final do Grande Prémio do Canadá.
O campeonato é retomado dentro de duas semanas com o Grande Prémio da Europa, a ser disputado no circuito urbano de Valência, na Espanha.