O francês e hexacampeão mundial, Sebastien Loeb (Citroen), adiantou-se esta sexta-feira à concorrência no Rali de Espanha, 12.ª e penúltima prova do Mundial, liderando a prova ao fim do primeiro dia nas estradas da Catalunha.
Corpo do artigo
Após duas passagens por três provas especiais de classificação (PEC), num total de 390 quilómetros cronometrados, Loeb venceu as primeira e sexta provas especiais de classificação (PEC) e alcançou uma vantagem de 30,6 segundos sobre o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford), enquanto o terceiro lugar é ocupado pelo compatriota e colega de equipa de Latvala, Mikko Hirvonen, a 54,2 segundos do topo.
"Estou bastante feliz por ter chegado ao fim, sobretudo nesta última (PEC), à noite", afirmou o actual líder do Mundial, embora com os mesmos 196 pontos de Hirvonen, enquanto o francês Sebastien Ogier se encontra a escassos três pontos de distância.
"É incrivelmente difícil guiar na escuridão, com o pó. Havia pedras enormes na estrada e não se conseguia evitá-las. Batemos em algumas e perdemos tempo", lamentou Latvala, cujo pneu dianteiro direito sofreu um furo que o fez perder alguns segundos.
O português Armindo Araújo (Mini) ficou-se pela 15.ª melhor registo do dia, a 7.44 minutos de Loeb.
Na categoria SWRC, liderada pelo qatari Nasser Al-Attyiah (Ford), o português Bernardo Sousa (Ford) obteve a quinta melhor marca, a 2.23,7 minutos do topo, conservando a expetativa de concluir o campeonato no quarto lugar.
Sábado, na segunda de três etapas, os pilotos vão enfrentar mais seis PEC, num total de 144 quilómetros cronometrados.