O francês e hexacampeão mundial, Sebastien Loeb (Citroen), adiantou-se esta sexta-feira à concorrência no Rali de Espanha, 12.ª e penúltima prova do Mundial, liderando a prova ao fim do primeiro dia nas estradas da Catalunha.
Após duas passagens por três provas especiais de classificação (PEC), num total de 390 quilómetros cronometrados, Loeb venceu as primeira e sexta provas especiais de classificação (PEC) e alcançou uma vantagem de 30,6 segundos sobre o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford), enquanto o terceiro lugar é ocupado pelo compatriota e colega de equipa de Latvala, Mikko Hirvonen, a 54,2 segundos do topo.
"Estou bastante feliz por ter chegado ao fim, sobretudo nesta última (PEC), à noite", afirmou o actual líder do Mundial, embora com os mesmos 196 pontos de Hirvonen, enquanto o francês Sebastien Ogier se encontra a escassos três pontos de distância.
"É incrivelmente difícil guiar na escuridão, com o pó. Havia pedras enormes na estrada e não se conseguia evitá-las. Batemos em algumas e perdemos tempo", lamentou Latvala, cujo pneu dianteiro direito sofreu um furo que o fez perder alguns segundos.
O português Armindo Araújo (Mini) ficou-se pela 15.ª melhor registo do dia, a 7.44 minutos de Loeb.
Na categoria SWRC, liderada pelo qatari Nasser Al-Attyiah (Ford), o português Bernardo Sousa (Ford) obteve a quinta melhor marca, a 2.23,7 minutos do topo, conservando a expetativa de concluir o campeonato no quarto lugar.
Sábado, na segunda de três etapas, os pilotos vão enfrentar mais seis PEC, num total de 144 quilómetros cronometrados.
